Senador Mozarildo Cavalcanti ressalta importância da liberdade de imprensa

PTB Notícias 28/02/2011, 17:12


Citando reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.

Paulo sob o título “Dilma pede pente-fino no projeto de Franklin Martins que regula mídia”, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse nesta segunda-feira (28/02/2011) que ficou muito feliz ao ler a declaração da presidente Dilma Rousseff.

Ele assinalou que as liberdades de imprensa e de expressão são os pilares maiores de qualquer democracia.

– Nós estamos assistindo, já há vários dias, as sucessivas revoltas populares em países cujo controle da imprensa, cuja censura da imprensa, realmente eram muito fortes, como no caso do Egito, e, agora, da Líbia, passando pela Tunísia.

E que esses regimes, que já estão durando décadas, realmente só estão ruindo porque, mesmo que de forma precária, a liberdade de informação está se processando – observou.

Mozarildo ressaltou que o Brasil ainda tem a lembrança da censura imposta pela ditadura militar, “em determinados momentos de forma muito violenta”.

Ele disse que graças justamente à resistência de setores da imprensa, que ousaram afrontar o regime, foi possível chegar à democracia atual.

O senador também assinalou que, em alguma medida, a própria presidente foi vítima desse processo.

– Fico feliz de ver que esses sinais claramente dados pela presidente mostram que estamos caminhando para o aperfeiçoamento da nossa democracia, que vem se consolidando há algumas décadas, mas que precisa sim ser cuidada, porque já se disse que a democracia é como uma plantinha: temos que cuidar e regar permanentemente.

Se descuidarmos, se permitirmos certas manobras que podem amanhã, sob algumas alegações, permitir que seja exercida a censura, o controle sobre aqueles que se opõem a determinado governo que esteja no poder, estaremos sim abrindo portas, não são nem janelas, para a volta de regimes de exceção, às vezes até sob o manto de democracia popular – afirmou.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações da Agência Senado