Senador Mozarildo volta a cobrar obras de energia elétrica para Roraima

PTB Notícias 28/08/2013, 7:23


O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) informou, em pronunciamento na terça-feira (27/8/2013), que pedirá audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para a regularização do fornecimento de energia elétrica em Roraima.

O parlamentar afirmou que existem soluções para o problema mas que, infelizmente, o estado se encontra “refém” da Venezuela neste setor.

“A Venezuela sequer está podendo manter o abastecimento do próprio país.

As usinas estão sucateadas, principalmente a Usina de Guri, que abastece o estado de Roraima”, informou.

Segundo Mozarildo, há três projetos que supririam essa demanda, mas a preferência do governo é pela construção de um linhão que vem de Tucuruí, no Pará, para abastecer Manaus e Roraima, o que estaria gerando problemas com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e com o Ministério do Meio Ambiente.

Entre as três soluções apontadas pelo senador, foi destacado o projeto da Hidrelétrica do Cotingo, na Cachoeira do Tamanduá, sem maiores impactos para o meio ambiente e de fácil construção, pois suas paredes laterais são duas montanhas.

A política indigenista também foi ressaltada pelo senador, uma vez que se trata de exploração de recursos hídricos nas reservas indígenas da região.

“Que não seja só o que a Funai faz: demarcar terras indígenas e esquecer que ali estão seres humanos integrados à civilização.

Eles querem ter irrigação, mas isso exige energia elétrica”, disse.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Agência SenadoFoto: Waldemir Barreto/Agência Senado