Senador Osvaldo Sobrinho alerta para perda da safra de cereais em MT

PTB Notícias 26/09/2013, 8:09


Em pronunciamento na quarta-feira (25/9/2013), o senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) fez um alerta para o risco de que parte da safra de soja e milho de 2012/2013 colhida em seu estado venha a se perder com a chegada das chuvas.

Segundo ele, a precariedade da infraestrutura de estocagem, sobretudo nas regiões mais produtivas do Mato Grosso, como no município de Sinop, poderá acarretar a perda de milhares de toneladas dos dois cereais que estão guardados a céu aberto em várias localidades.

A falta de capacidade de embarque nos portos brasileiros foi apontada também como outro gargalo importante que dificulta o escoamento com a agilidade necessária da safra de grãos.

“É muito difícil produzir em Mato Grosso.

A nossa parte foi feita, mas lastimavelmente, não temos como escoar.

Com transporte moroso, os caminhões passam a ser verdadeiros silos ambulantes que se amontoam pelas estradas, uma vez que os portos só recebem mediante agendamento.

O fato é que o país produz mais do que pode guardar.

A estocagem, na verdade está sendo feita sobre rodas, o que atravanca nossas estradas, sabota nossos cronogramas e obstrui nossa competitividade comercial”, disse.

De acordo com Osvaldo Sobrinho, enquanto o Brasil não consegue estocar uma colheita completa, os Estados Unidos, por exemplo, têm capacidade para estocar o equivalente a duas safras consecutivas.

Ex-deputadoEm seu discurso, Osvaldo Sobrinho homenageou o ex-deputado Homero Pereira (PSD-MT), que se aposentou na quarta-feira (25) para tratar de um câncer no aparelho digestivo.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Agência SenadoFoto: Moreira Mariz/Agência Senado