Senador Romeu Tuma elogia atuação das tropas brasileiras no Haiti

PTB Notícias 3/06/2009, 8:28


Ao discursar nesta terça-feira (2), o senador Romeu Tuma (PTB-SP) comemorou os “cinco anos que as tropas do Brasil garantem a paz no Haiti”, em referência às tropas militares brasileiras que integram a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti.

O senador disse que, desde 2004, 12 mil militares brasileiros já passaram por aquele país.

De acordo com o senador, o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, disse que atualmente uma das prioridades do governo brasileiro é estimular organismos internacionais a atraírem recursos para o Haiti.

– Segundo Peri, depois de ajudar a reforçar a paz, a segurança e apoiar as obras de engenharia naquela nação do Caribe, o maior desafio do Brasil agora é propiciar o desenvolvimento do Haiti – disse Tuma.

Atualmente, disse o senador, o contingente militar brasileiro no Haiti é de 750 militares do Exército e 290 militares da Marinha.

Uma das partes mais importantes da missão é chamada de Engenharia da Paz, militares brasileiros que auxiliam em obras de construção e reforma de pontes, escolas e hospitais, ajudando na reconstrução da infraestrutura haitiana.

A atuação brasileira no Haiti foi comemorada na sexta-feira (29), disse Tuma, em cerimônia no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, quando foi celebrado o Dia Internacional dos Mantenedores da Paz das Nações Unidas.

– A data coincide com o desembarque do primeiro escalão precursor brasileiro que desembarcou no Haiti no dia 29 de maio de 2004, com 42 homens – lembrou Tuma.

O senador disse ainda que a economia daquele país vem crescendo nos últimos anos e que o Exército brasileiro está ajudando a planejar uma usina hidrelétrica que abastecerá a capital Porto Príncipe.

– Meus cumprimentos às forças brasileiras que têm desenvolvido um programa de paz no Haiti – concluiu Tuma.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Agência Senado