Senador Sérgio Zambiasi propõe criação do programa “Água para todos”

PTB Notícias 17/05/2009, 11:18


Na tarde da última terça-feira (12/05), o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), prefeitos da região celeira e demais parlamentares gaúchos, participaram de audiência com o Ministro da Integração, Geddel Vieira Lima para tratar da estiagem prolongada, que atinge o Rio Grande do Sul.

Os administradores municipais apresentaram as reivindicações, objetivando garantir os recursos necessários nas regiões que enfrentam diversos prejuízos socioeconômicos com a seca.

Na ocasião, a proposta de criação do Programa “Água para todos” foi apresentada pelo senador Sérgio Zambiasi.

Pela proposta o Governo Federal deverá auxiliar os municípios na perfuração de poços artesanais, instalação de redes de distribuição de água, construções de cisternas para a captação de águas das chuvas, açudes e barragens.

Segundo o senador Zambiasi, o programa “Água para todos” pode ser a solução para o gravíssimo problema de secas que o sul vem enfrentando.

O senador ainda lembrou que o Governo Federal iniciou em 2004 o “Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica “Luz para Todos” com o objetivo de levar energia elétrica para a população do meio rural.

Coordenado pelo Ministério de Minas e Energia – ME, o programa oferece ligação da energia elétrica até os domicílios gratuitamente.

De acordo com o Ministério, “as famílias sem acesso à energia estão nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda.

Cerca de 90% destas famílias têm renda inferior a três salários-mínimos e 80% estão no meio rural”.

O programa “Água para Todos” seguirá o mesmo perfil deste e contribuirá para o desenvolvimento social.

Para o senador Zambiasi, a audiência dimensionou os reflexos desta reação climática ocorrida nas regiões que estão tendo que adaptar suas rotinas, sem água.

“Estamos trabalhando ações que viabilizem soluções emergenciais para garantir a sobrevivência destas pessoas, com o apoio do Governo Federal”, disse Zambiasi.

O Ministro Geddel Vieira Lima, afirmou que apresentará uma Medida Provisória nos próximos dias, para alcançar os objetivos apresentados.

Ao retornar da audiência, Zambiasi realizou um pronunciamento no Plenário do Senado, para falar sobre o mesmo assunto.

Segundo ele, esta é uma forma de alerta para união de forças em prol de uma única causa.

Fonte: Assessoria do senador Zambiasi