Senador Sérgio Zambiasi relata reunião com ministro da Saúde

PTB Notícias 4/07/2007, 10:55


O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) registrou, nesta terça-feira (3), sua participação em reunião entre o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e portadores de obesidade mórbida.

Durante a audiência, solicitada por Zambiasi e ocorrida na quinta-feira (28), Temporão assinou portaria que regulamenta a cirurgia de redução de estômago pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Zambiasi informou ainda que foram discutidos quatro assuntos prioritários para os obesos: implantação plena da Portaria 390/2005, que instituiu diretrizes para atenção aos portadores de obesidade; realização da Conferência Nacional sobre Obesidade em 2008; elaboração do Plano Nacional de Combate à Obesidade; e implantação de um comitê permanente para tratar dos assuntos relativos à doença.

– A sociedade brasileira começa, finalmente, a despertar para o fato de que a obesidade é um problema de saúde.

E não um problema qualquer, mas, como vêm alertando os especialistas, é hoje uma verdadeira epidemia, que já se mostra como uma das mais sérias questões de saúde pública – disse.

O senador chamou atenção para a necessidade de se incluir nos currículos escolares noções básicas de boa nutrição.

Ele lembrou que diversos programas de educação alimentar vêm atualmente sendo conduzidos com êxito em diferentes locais do país.

– Devemos esperar muito desse tipo de ação desenvolvida nas escolas e de outras ações informativas e educativas, voltadas não apenas para os mais jovens, mas para toda a nossa população, pois sempre é tempo de adquirir hábitos de vida mais saudáveis-afirmou.

fonte: Agência Senado