Senador Sodré Santoro destaca investimentos federais em infraestrutura

PTB Notícias 8/03/2013, 15:37


O senador Sodré Santoro (PTB-RR) parabenizou o governo federal por ter completado obras de infraestrutura que julga serem importantes para o país.

Em pronunciamento no plenário na quarta-feira (6/3/2013), ele citou resultados do ciclo de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, a etapa que vigora no quadriênio 2011-2014.

O parlamentar disse que o PAC 2 teve dois acertos fundamentais: o primeiro seria o ajuste do planejamento das ações com o calendário de execução das obras.

De acordo com ele, a execução teria sido de R$ 472,4 bilhões, o que representa 47,8% do total previsto para o quadriênio.

O outro acerto seria a simetria dos avanços verificados em seis eixos do PAC 2: transporte, energia, comunidade cidadã, Minha Casa Minha Vida, Cidade Melhor, Água e Luz para todos.

“Não adianta avançar em um e não ter o outro eixo.

Somente o planejamento e execução de ações integradas de infraestrutura darão ao Brasil condições de ser mais competitivo, de assegurar a ampliação do investimento público e privado para aumentar o emprego e reduzir desigualdades”, afirmou.

AbastecimentoCitando o último balanço divulgado pelo governo, Sodré Santoro classificou como avanços os 492 empreendimentos de abastecimento de água e um milhão de quilômetros de canais e redes adutoras entregues.

Na área social, ele destacou a inauguração de 1,7 mil unidades básicas de saúde e pronto-atendimento.

Para o senador, boa parte dos resultados obtidos deve-se à adoção do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) – um sistema que reduz a burocracia de licitações.

O petebista acrescentou que o maior volume dos recursos destinados pelo PAC 2 ao estado de Roraima será aplicado em rodovias e distribuição de energia, como a linha de transmissão entre Manaus e Boa Vista.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Agência SenadoFoto: Moreira Mariz/Arquivo-Agência Senado