Será lançado na Câmara, frente Parlamentar sobre combate à tuberculose

PTB Notícias 8/05/2012, 12:53

Será lançada hoje, 08/05/2012, a Frente Parlamentar pela Luta contra a Tuberculose.

A cada ano, 70 mil pessoas contraem tuberculose no País, o que provoca 4.

300 mortes anualmente, ou seja, 12 por dia.

Além disso, estima-se que 45 milhões de pessoas carreguem o bacilo de Koch, a bactéria que provoca a maioria dos casos de tuberculose.

A doença ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges – as membranas que envolvem o cérebro.

Os principais sintomas são tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, acompanhada ou não por febre no fim do dia.

Abandono do tratamentoArticulador da criação da frente, o deputado Antonio Brito (PTB-BA) destaca que um dos maiores problemas para o combate à doença é o abandono do tratamento pelo paciente antes de seis meses, em razão da melhora no estado de saúde.

“Com isso, o bacilo se torna resistente, acometendo outras pessoas nas quais a medicação já não fará efeito.

É preocupante também o fato de a tuberculose ser a principal causa de morte das pessoas acometidas por HIV/Aids”, afirmou.

Estarão presentes ao lançamento da frente:-o coordenador do Departamento de Vigilância Epidemiológica/Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Draurio Barreira; -o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Joaquín Molina; -o coordenador da Unidade de Tuberculose da OPAS/OMS, Alfonso Tenório Ginecco; -o representante da Confederação Nacional de Saúde, Olympio Távora; -o representante do Conselho Federal de Medicina, Celso Rodrigues;-a gerente-geral de Relações Institucionais da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Fabrícia Fernandes Duarte; -o coordenador da Comissão de Tuberculose da Associação Médica Brasileira (AMB) e daSociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Marcelo Fouad Rabahi; e-o representante da Fundação Osvaldo Cruz, Miguel Aiub Hijjar.

O lançamento da frente parlamentar ocorrerá às 17h30 no Plenário 13.

Ivana Souza – Agência Trabalhista de Notícias, com informações da Agência Câmara