Serafim apresenta balanço de investimento em educação em Vinhedo (SP)

PTB Notícias 30/01/2014, 8:43


Desde 2009, a Prefeitura de Vinhedo (SP) vem superando a destinação de 25% de sua receita aos investimentos em educação, conforme estabelece o artigo 12 da Constituição Federal.

E em 2013 não foi diferente.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, mais de R$ 104 milhões foram investidos na educação municipal no ano passado, o que significa 33,90% da receita arrecadada pelo Executivo por meio de impostos.

Se dividirmos o valor pelo número de alunos que frequentaram a rede municipal em 2013, pode-se considerar que a Prefeitura de Vinhedo investiu uma média anual de mais de R$ 10 mil por estudante.

O prefeito Milton Serafim (PTB) acredita na importância de oferecer uma educação pública de qualidade, por isso a expectativa é aumentar cada vez mais os investimentos.

“Não medimos esforços para garantir aos nossos alunos um ensino forte, e ano a ano percebemos os avanços dos estudantes.

E isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade de continuar melhorando a etapa escolar, fundamental na formação de todo cidadão”, afirmou.

Estrutura de qualidadeO investimento da Prefeitura de Vinhedo em políticas públicas na área educacional desde 2009 é verificado pelo fornecimento de transporte escolar gratuito para os alunos da rede municipal desde a educação infantil até o ensino médio (Educação de Jovens e Adultos).

Além disso, também é oferecido transporte aos alunos moradores de Vinhedo que frequentam cursos técnicos e universidades.

No que se refere à merenda escolar, os cardápios são planejados de modo a suprir as necessidades diárias das crianças, com pelo menos três porções de frutas e hortaliças por dia.

Os alunos que frequentam a creche em tempo integral recebem cinco refeições diárias.

Outro dado interessante é que em Vinhedo 70% dos alunos matriculados na rede infantil já são atendidos em tempo integral, quando a legislação prevê 50% do atendimento.

Tecnologia não falta na rede municipal.

Todas as escolas possuem laboratórios de informática.

Na educação infantil, o aprendizado dos pequenos é facilitado por mesas pedagógicas interativas e ensino de inglês a partir dos três anos de idade.

Por meio do Soluções Integradas Municipal (SIM) Educação, os pais podem acompanhar on-line as faltas e o rendimento dos filhos na escola.

Bibliotecas em todas as escolas municipais com projetos de incentivo e valorização da leitura e inclusão de deficientes nas salas regulares com apoio técnico dos professores de Educação Especial completam uma parte da lista de diferenciais da rede municipal.

EvoluçãoOs investimentos da Prefeitura de Vinhedo na educação apresentam crescimento contínuo e sempre acima dos 25%.

Em 2010 a porcentagem investida foi de 27,52%; em 2011, 31,42%; em 2012 a cidade conquistou o maior índice entre as 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas, com 32,43% e em 2013, 33,09%.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vinhedo