Serafim tem reunião com Conselho da Região Metropolitana de Campinas

PTB Notícias 22/01/2014, 8:58


Na penúltima reunião como presidente do Conselho da Região Metropolitana de Campinas, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, ressaltou os esforços que vem direcionando para tentar agendamentos com foco em resoluções de questões já debatidas no Conselho, entre eles a agenda com o Ministro César Borges para tratar sobre o tema envolvendo as linhas férreas que cortam as cidades da RMC; com o governador Geraldo Alckmin sobre a inclusão no Deinter 2 (Campinas) de cidades que pertencem à RMC mas estão no Deinter 9 (Piracicaba); e com o secretário de saúde do Estado, David Uip, sobre o projeto de investimentos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, divulgados no ano passado pelo Governo do Estado.

“São temas importantes para a nossa região.

Já debatemos, no Conselho, com os prefeitos das cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas e representantes das empresas, como a ALL, e do Governo Federal e Estadual.

Mas não obtivemos respostas satisfatórias sobre o tema.

O que precisamos, agora, é consolidar estas agendas para levarmos ao Ministro, ao Governador e ao Secretário Estadual da Saúde os encaminhamentos necessários para, juntos, encontrarmos soluções a estas questões que atingem diretamente a nossa região metropolitana”, afirmou o presidente do Conselho, Milton Serafim.

O tema sobre a segurança das linhas férreas foi amplamente debatido no Conselho após os acidentes que aconteceram na região, inclusive com mortes provocadas por atropelamento dos trens.

Ainda, o próprio Conselho convidou representantes da ALL – América Latina Logística, concessionária das ferrovias que cortam a região, para tratar sobre o assunto mas não obteve respostas satisfatórias.

Desde então, o presidente do Conselho da RMC, prefeito de Vinhedo Milton Serafim, vem tentando agendar com o Ministro dos Transportes uma reunião, juntamente com uma comitiva de prefeitos, para tratar sobre o assunto.

Em relação ao tema Deinter, o presidente do Conselho, Milton Serafim, em reunião realizada na cidade de Hortolândia em outubro do ano passado, propôs ao delegado Licurgo Nunes Costa, diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 2 – Campinas, a possibilidade das cidades que hoje são atendidas pelo Deinter 9 de Piracicaba, como é o caso das cidades de Santa Bárbara D´Oeste, Americana e Nova Odessa, passarem a ser atendidas pelo Deinter 2, de Campinas.

“Como almejamos um trabalho coletivo, regionalizado, propomos que os 19 municípios da RMC estejam interligados em um único departamento de segurança”, comentou Milton Serafim.

O Conselho, agora, aguarda uma agenda como o Governador Geraldo Alckmin para dar sequência ao assunto.

“O governador sempre nos atendeu e temos a certeza de que, em breve, também estaremos resolvendo esta importante questão na área de segurança pública, no quesito integração”, complementou Milton.

Sobre os investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, em agosto do ano passado, na cidade de Valinhos, o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, afirmou que o governador iria anunciar investimentos, por intermédio do BID, para a área da saúde.

E o Conselho, então, aguarda uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, David Uip, para atualizar sobre estes investimentos.

“Aguardamos, também, esta agenda com o secretário Estadual de Saúde para compreendermos como serão estes investimentos na nossa região”, afirmou Milton Serafim.

Outro tema também abordado na reunião que aconteceu em Sumaré foi os investimentos na área de segurança.

O presidente do Conselho Milton Serafim apresentou detalhes de como está o projeto de integração de videomonitoramento, que agora aguarda por parte da Agemcamp a publicação do edital para contratação da empresa que irá implantar o software responsável pela integração das câmeras entre as cidades.

“Temos urgência neste processo que iniciamos no ano passado e aguardamos ansiosos para que a integração se consolide.

É um projeto importante e que só foi possível chegar nesta etapa graças ao entendimento da integração metropolitana como saída para resolução de temas comuns entre as nossas cidades”, comentou Miton.

A próxima reunião do Conselho será na cidade de Holambra, no próximo mês, com a eleição do novo presidente e vice-presidente do Conselho da Região Metropolitana de Campinas.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do portal da Prefeitura de Vinhedo (SP)