Sérgio Moraes diz que emancipação é benéfica para os municípios

PTB Notícias 30/05/2018, 8:10


Imagem Crédito: João Ricardo/Liderança do PTB na Câmara

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1528134275144{margin-bottom: 0px !important;}”]O deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) diz ser favorável à criação de novos municípios. Quando foi deputado estadual, ele coordenou um trabalho que promoveu a emancipação de 87 municípios no Rio Grande do Sul. A Câmara dos Deputados deve votar nos próximos dias o projeto (PLP 137/15) que regulamenta a criação de novos municípios no Brasil.

A proposta estabelece que os plebiscitos realizados até 31 de dezembro de 2013 e também os atos legislativos que autorizam sua realização serão ratificados para dar seguimento aos casos que ainda estejam pendentes.

O projeto também prevê estudos de viabilidade para a criação dos novos municípios, levando em conta questões financeiras, demográficas e imobiliárias.

Emancipação

Sérgio Moraes explica que durante o trabalho que desenvolveu pela emancipação dos municípios, visitou cada um deles. E viu de perto as dificuldades enfrentadas. “Eram distritos que ficavam 100 km, até 140 km distantes da sede. Era difícil falar com os prefeitos, reclamar da saúde, apresentar demandas”, explica. Com a criação dos novos municípios, o deputado diz que houve crescimento e desenvolvimento nessas áreas.

Aos críticos que alegam que novos municípios representam apenas mais despesas, Sérgio Moraes responde dizendo que “é um discurso muito vazio”. E reafirma que “distritos afastados devem que ser emancipados”.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]