Sérgio Moraes quer reduzir desigualdades regionais no mercado de trabalho

PTB Notícias 17/04/2011, 11:39


Qualificação profissional, investimentos em infraestrutura e um mapeamento das vocações econômicas de cada estado brasileiro são soluções apontadas por deputados, como o petebista Sérgio Moraes, do Rio Grande do Sul, para reduzir as desigualdades regionais no mercado de trabalho.

Maiores ou menores investimentos em cada um desses setores, segundo os parlamentares, podem influenciar as diferenças nas taxas de emprego.

Apesar de o índice de desemprego no País ter caído nos últimos anos (pesquisa mostra taxa recorde de abertura de vagas em fevereiro – 280.

799), as diferenças na oferta de emprego entre regiões e microrregiões permanecem.

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE, realizada apenas em regiões metropolitanas, já mostra uma desigualdade entre os números do Sul e Sudeste com os do Nordeste, por exemplo.

Enquanto a taxa de desocupação em Porto Alegre é de 4,4%, Salvador registra um índice de 10,3%, conforme dados de fevereiro deste ano.

Na avaliação do deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), a taxa menor em Porto Alegre reflete um modo de vida da população e também uma preocupação das famílias em educar seus filhos.

“Acabar com o desemprego depende de investimentos do governo em qualificação profissional.

Isso não existe no Sul por parte do governo, mas existe na iniciativa privada.

A família se reúne para bancar a educação dos filhos.

Os pais, os padrinhos ou os tios se juntam para formar alguém”, afirma o parlamentar petebista, que é integrante da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Agência Câmara)