Sérgio Santana quer criar Centro de Reciclagem de Óculos em Santos

PTB Notícias 29/04/2013, 6:31


Por muitas vezes, devido ao não conhecimento dos danos gerados por descarte incorreto da radiografia, estas são recolhidas junto ao lixo comum.

As chapas de raio-x possuem em sua composição materiais extremamente prejudiciais ao meio ambiente como, por exemplo, acetato (aproximadamente 100 anos para ser degradado em aterro sanitário comum), bem como a prata (metal pesado que pode gerar problemas renais, motores e neurológicos devido ao seu efeito acumulativo no organismo).

Após pesquisas referentes ao assunto, o parlamentar Sérgio Santana (PTB) elaborou requerimento – apresentado na 21ª Sessão da Câmara de Vereadores de Santos (SP), ocorrida em 22/04 – solicitando ao Prefeito Paulo Alexandre Barbosa para que, através dos setores competentes da Administração Pública, seja realizado estudo com o objetivo de implantar no município de Santos “Postos Para Coleta das Chapas de Raio-X”.

Segundo Sérgio Santana (PTB) a coleta adequada deste material pode ser considerada como uma forma de manter a perfeita sintonia entre homem e meio ambiente.

Para facilitar o aprendizado e desempenho no trabalho, criação de “Centro de Reciclagem de Óculos” é proposto por Sérgio SantanaEntre suas proposituras, o vereador apresentou requerimento solicitando ao Prefeito que, através dos setores competentes, sejam realizados estudos com o objetivo de implantar na cidade de Santos “Centros de Reciclagem de Óculos”.

– Estes centros, já existentes em algumas cidades, são de extrema importância à população, pois permitem que, após análise do oftalmologista responsável, óculos arrecados, esterilizados e catalogados sejam entregues às pessoas cadastradas, tornando possível estudar e trabalhar sem complicações antes geradas por falta de lentes corretivas.

A Prefeitura de Santos poderá lançar campanhas em locais de grande fluxo de pessoas como, por exemplo, shoppings, hospitais, mercados, centros comunitários e templos religiosos, ampliando a doação de óculos e melhorando a qualidade de vida do munícipe.

” * Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal do PTB-SP