Sérgio Zambiasi compara criação do Mercosul à da União Européia

PTB Notícias 30/03/2007, 14:20


Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (30), o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) comemorou o aniversário do Mercosul, criado em 26 de março de 1991, comparando-o com a criação da Comunidade Econômica Européia, em 25 de março de 1957.

Os dois momentos, disse o senador, guardadas as diferenças temporais e históricas, trazem ensinamentos e apontam rumos comuns.

Zambiasi lembrou que, para comemorar a passagem do cinqüentenário da criação da União Européia, o jornal inglês The Independent listou “50 motivos para os europeus se orgulharem da União Européia”.

Inspirado na reportagem, Zambiasi citou dez motivos pelos quais os brasileiros devem orgulhar-se do Mercosul.

O senador destacou, entre outras razões, o crescimento de um sentimento de utilização soberana dos potenciais energéticos e de água potável, citando o uso das reservas de gás e petróleo e do Aqüífero Guarani em benefício do desenvolvimento dos povos da região.

Zambiasi ressaltou também a importância econômica da revitalização do turismo entre os países do Cone Sul por conta do estímulo à integração.

Ele se referiu ainda à criação do Parlamento do Mercosul como instrumento de promoção e defesa permanente da democracia nos países da região, qualificando-o como uma das mais importantes realizações do bloco.

Criado para responder as exigências de uma nova conjuntura internacional, o Mercosul avança, segundo Zambiasi, nas negociações para a formação de um Bloco Sul-americano, da Patagônia às portas do Caribe, potencialmente capaz de situar a região com mais força e soberania na nova geopolítica mundial.

No mesmo discurso, Zambiasi voltou a lembrar o que chamou de gravíssima situação econômica pela qual passa o Rio Grande do Sul.

O senador disse que o estado tem R$ 2 bilhões a receber da União.

O pagamento dessa dívida, segundo ele, poderia minimizar a situação orçamentária difícil enfrentada pelo estado neste momento.

fonte: Agência Senado