Sérgio Zambiasi defende política de governo para o carvão mineral

PTB Notícias 14/10/2007, 9:31


O setor de carvão mineral precisa de uma política de governo para se tornar uma alternativa viável à geração de energia para o país e para o Mercosul, defendeu o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), durante audiência com o ministro das Minas e Energia, Nelson Hubner.

Segundo Zambiasi, é necessário criar, urgentemente, condições para garantir maior competitividade a essa cadeia produtiva.

O Rio Grande do Sul e Santa Catarina detêm cerca de 90% das reservas do produto.

“O atual momento econômico, marcado cada vez mais pelos aumentos das cotações de petróleo e gás natural epelas crescentes dificuldades ambientais para ampliação do parque hidráulico, exige do governo planejamento e adoção de políticas públicas voltadas ao setor de carvão mineral”, afirmou Zambiasi, que é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral.

O senador destacou que a expansão do setor é benéfica tanto para atender o mercado interno quanto para trazer mais divisas ao país.

“A expansão da produção de energia a base de carvão mineral pode garantir o abastecimento para uma fatia importante do mercado interno e ainda possibilitar que o excedente seja exportado para os países vizinhos, como o Uruguai, por exemplo.

” Zambiasi disse ao ministro Hubner que o país precisa investir mais em pesquisa geológica para fazer um inventário de combustíveis fósseis (turfa, linhito e carvão) e em capacitação de pessoal.

Além disso, ressaltou a necessidade do governo estabelecer uma tributação diferenciada para o setor, a fim de torná-lo mais competitivo, e de criar linhas de financiamento com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para incentivar a ampliação dos investimentos nessa área.

O senador esteve reunido com o ministro na última quinta-feira (10/10).

Também participaram do encontro a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), o deputado Henrique Fontana (PT-RS), Afonso Hamm (PP-RS), Eduardo Sciarra (DEM-PR), o prefeito de Santa Vitória do Palmar, Cláudio Pereira, e o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral, Fernando Zancan.

fonte: site do PTB – RS