Sérgio Zambiasi homenageia no Senado a Odontologia brasileira

PTB Notícias 22/10/2009, 18:50


O senador Sergio Zambiasi (PTB-RS) subiu à Tribuna do Senado nesta quinta-feira (22/10) para homenagear a Odontologia brasileira pela passagem, no próximo dia 25 de outubro, do Dia do Cirurgião-Dentista e também do Dia Nacional da Saúde Bucal.

Em seu pronunciamento, Zambiasi citou programas do governo de apoio à saúde bucal, mas lembrou que, apesar de avanços, os dados do Ministério da Saúde sobre a falta de cuidado com os dentes ainda são alarmantes.

Zambiasi citou levantamentos segundo os quais cerca de 30% dos brasileiros nunca trataram dos dentes, 60% das crianças até cinco anos têm pelo menos uma cárie, 14% dos adolescentes jamais foram ao dentista, 20% dos brasileiros já perderam todos os dentes e 75% dos idosos não têm mais dentes.

– E vejam que temos mais de 180 mil dentistas no Brasil, as mais modernas técnicas, um avanço tecnológico incomparável e os melhores profissionais na área odontológica, além do [programa] Brasil Sorridente, lançado pelo presidente Lula e que tem sido aplaudido por profissionais e gestores da saúde pública no Brasil – afirmou o senador.

Zambiasi pediu ao Congresso Nacional que se esforce pela ampliação dos recursos orçamentários para o setor, na busca de “espaço para que todos os brasileiros tenham um sorriso saudável”.

Ele lembrou ainda que nesta semana, o Rio Grande do Sul promove a 8ª Semana Estadual de Promoção da Saúde Bucal, evento que congrega mais de 17 mil dentistas gaúchos e, neste ano, traz como tema central “O Dentista em Defesa da Vida”.

fonte: Agência Senado