Sérgio Zambiasi ressalta importância de bloco para enfrentar crise

PTB Notícias 27/03/2009, 14:02


Sérgio Zambiasi (PTB-RS) lembrou nesta quinta-feira (26/3) o 18º aniversário do Tratado de Assunção – assinado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, no dia 26 de março de 1991 –, que criou o Mercado Comum do Sul, o Mercosul.

O senador considera que neste momento, em que o mundo enfrenta uma grave crise econômica, é muito importante que a América do Sul possa contar com um bloco econômico estruturado e com um parlamento instalado, cumprindo seu papel de articulação política.

Zambiasi explicou que o Tratado de Assunção concretizou a ação inicial adotada pelos presidentes José Sarney, do Brasil, e Raúl Alfonsín, da Argentina, materializada na Declaração de Iguaçu, firmada pelos dois em 1985.

O parlamentar prestou sua homenagem, também, ao hoje senador Fernando Collor (PTB-AL), que, como presidente da República, à época, representou o Brasil na assinatura do Tratado de Assunção.

Sérgio Zambiasi destacou ainda o papel do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que, segundo explicou, teve atuação fundamental para aproximar os países do Cone Sul, especialmente Brasil e Argentina, quando foi governador do estado do Rio Grande do Sul.

Porto AlegreSérgio Zambiasi comemorou, também, o aniversário da cidade de Porto Alegre.

A capital do Rio Grande do Sul celebrou, neste 26 de março, 237 anos de sua fundação.

fonte: Jornal do Senado