Serys: ‘Mato Grosso é um rico Estado pobre e municípios estão à míngua’

PTB Notícias 17/11/2013, 20:55


Percorrendo as diversas regiões de Mato Grosso desde o primeiro semestre, a ex-senadora Serys Slharessaneko (PTB) se confessou surpresa com a degradação administrativa e financeira dos municípios.

“A maioria das prefeituras está realmente à míngua.

Não têm dinheiro para nada.

Lamentavelmente, Mato Grosso é um “rico Estado pobre”, onde a riqueza não chega à mesa do povo”, argumentou.

Embora pesquisas de opinião pública sobre tendência do eleitorado indiquem que teria uma eleição menos atribulada para a Assembleia Legislativa ou Câmara dos Deputados, Serys avisa que a meta é o Senado.

Serys lembra que a riqueza gerada com recordes de produção e exportações tem de chegar para a população.

Ele assegura que, por isso, irá defender o aumento em 3% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“É urgente que haja rediscussão do Pacto Federativo.

No mandato anterior [encerrado em 2011], aumentamos em 1% o repasse do FPM, o que, em alguns municípios, resultou em garantia de uma folha de pagamento”, pondera.

“Hoje as prefeituras estão sem condições mínimas de investimentos, porque os recursos estão centralizados a União.

É necessário que isso seja mudado, em caráter de urgência, sob pena de [em pouco tempo] não haver mais recursos sequer para os serviços essenciais”, justifica a petebista.

“Mato Grosso deve distribuir renda.

O agronegócio vai bem, obrigado! Mas o social vai mal.

Muito mal, mesmo”, critica a ex-senadora.

Ela entende que a qualidade de vida só irá melhorar quando a renda produzida no campo chegar às famílias que vivem nas cidades.

O presidente estadual do PTB, Chico Galindo, assegura que Serys é o nome do PTB para compor a chapa majoritária, numa provável aliança com o senador Pedro Taques (PDT), pré-candidato ao governo de Mato Grosso.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Cenário MT Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.

MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.

4pt 0cm 5.

4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.

0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.

0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}