Sessão presidida por Luzia Toledo homenageia Instituto Luiz Braille

PTB Notícias 18/02/2009, 8:04

Cerca de 80 pessoas compareceram à sessão especial na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) nesta terça-feira, 17, para apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Luiz Braille do Espírito Santo, e também para assistir ao lançamento do selo comemorativo alusivo aos 200 anos de nascimento daquele que dá nome ao instituto.

A deputada Luzia Toledo (PTB), que propôs a sessão, presidiu os trabalhos.

Ela explicou o motivo da solenidade, afirmando que o trabalho desempenhado no Instituto Luiz Braille é um exemplo, sendo o selo comemorativo fundamental para eternizar o nascimento do fundador do sistema Braille.

“O selo marca o trabalho feito pelo instituto no segmento.

Ver o mundo pelas mãos, como fazem os deficientes visuais, é um dom de Deus, porque eles têm muito mais sensibilidade do que nós que enxergamos”, disse ela.

Durante a solenidade, a empresa de telefonia Oi apresentou um projeto pioneiro no Estado: a conta telefônica com o sistema de leitura por meio do tato.

Com isso, a partir de agora as pessoas com deficiência visual podem recebê-la em formato Braille.

Os cantores Carlos Alexandre Nunes dos Santos e Marco Antonio Arariba, acompanhados pelo violonista Juliano Nogueira Zamprogno, fizeram uma apresentação musical aos presentes.

Após, representantes da empresa de Correios e Telégrafos do Espírito Santo lançaram o selo comemorativo alusivo ao bicentenário de Louis Braille, que aprimorou o sistema de leitura por pontos.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal da Assembléia Legislativa do Espírito Santo