Shimabukuro ressalta importância de se ouvir os portadores de deficiência

Agência Trabalhista de Notícias 19/04/2016, 8:28


O vereador de Campo Grande (MS), Edson Shimabukuro (PTB), agradeceu a visita da presidente do Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência, Rosana Puga de Moraes Martinez durante a sessão de quinta-feira (14/04/16) que ressaltou a importância da Lei Brasileira da Inclusão (Lei n.

13.

146, de 06 de julho de 2015).

O vereador, que faz parte da Comissão Permanente de Acessibilidade criada na Casa, também falou obre o assunto por ter sido usuário por um tempo no ano passado de cadeiras de rodas e conhecer as dificuldades encontradas na cidade e até nas dependências da Casa de Leis, que vem aprimorando e trabalhando em prol dos portadores de deficiências.

Edson Shimabukuro é autor da Lei complementar nº 249/14 que garante acessibilidade dentro de estabelecimentos comerciais como nos provadores para que sejam especiais e atendam tal necessidade.

“Quando fui convidado a participar desta comissão da Casa, fiz questão de perguntar se os demais membros estavam ouvindo a população e as reais necessidades e dificuldades encontradas, que infelizmente ainda são inúmeras.

Posso afirmar por ter sido cadeirante que a Câmara vem se enquadrando” ressaltou Shimabukuro.

De acordo com a conselheira, “Essa nova Lei muda o conceito de pessoa com deficiência, antes a deficiência era algo inerente da pessoa, agora é algo externo da pessoa, o que demonstra a incapacidade de toda sociedade de se organizar e dar a essa pessoa condições iguais.

Essa mudança de conceito é muito importante e precisa ser absorvida pelos legisladores e pelos executivos” falou Rosana Puga de Moraes Martinez.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara Municipal de Campo Grande (MS) Foto: Divulgação/Assessoria