Show de luzes e fogos de artifício abre oficialmente o Círio 2009

PTB Notícias 8/10/2009, 10:55

Uma grande explosão de fogos de artifícios iluminou o céu de Belém e provocou uma revoada noturna das aves da samaumeira do Conjunto Arquitetônico de Nazaré abrindo oficialmente o Círio 2009, na noite da última terça-feira (06/10).

A Programação teve ainda a inauguração das luzes da Basílica que coloriram o contorno da igreja logo após a realização da bênção celebrada pelo administrador diocesano Raimundo Possidônio.

Pela primeira vez à frente da festividade, Monsenhor Raimundo Possidônio não escondeu a emoção do momento.

“Eu participo a muitos anos do Círio, mas é a primeira vez que vou a tantos eventos e reuniões, é algo inédito na minha vida e espero que Deus me ajude a desempenhar bem esse papel”, afirma o administrador.

Várias autoridades participaram da abertura do Círio, entre elas o prefeito da capital do Pará, o petebista Duciomar Costa, e a governadora Ana Júlia Carepa.

Para o prefeito, o Círio é um momento de muita emoção por se tratar da maior manifestação religiosa do mundo.

“Independente de religião, o Círio é realmente fantástico no Pará, porque agrega as famílias, as pessoas se confraternizam, elevam seus pensamentos e não tem como ficar indiferente”, declarou Duciomar Costa, que participa pela quinta vez da abertura do evento como gestor da cidade e desejou um excelente círio para todos os paraenses.

Emocionada, a governadora Ana Júlia Carepa lembrou da entrega da Igreja da Sé restaurada, que torna o Círio deste ano ainda mais especial.

“É um momento de felicidade, de fé e de esperança e que ganha ainda mais beleza com esse patrimônio arquitetônico recuperado e devolvido para a população”, disse Ana Júlia.

Para o diretor da festa Cesar Neves, pela primeira vez coordenando festa, o trabalho de organização do Círio de Belém tem sido um período de muita atividade.

“Esses dias a gente quase não dorme,mas é uma emoção muito grande como católico e principalmente como paraense”, comemora Cesar Neves.

A abertura do Círio teve ainda a apresentação da banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro,composta por 85 executantes e um coro de 25 vozes, entre oficiais regentes, suboficiais e sargentos que encantaram o público na concha acústica do CAN.

Como todos os anos, durante a cerimônia da abertura oficial do Círio 2009, desta vez na recém inaugurada Casa de Plácido, foram homenageadas com a entrega de diplomas de reconhecimento, personalidades e entidades e empresas parceiras e apoiadoras que contribuem para o sucesso da Festa de Nazaré.

A Diretoria da Festa de Nazaré também aproveitou o momento para agradecer aos patrocinadores oficiais do Círio 2009 e entregar broches exclusivos em ouro com a imagem estilizada de Nossa Senhora de Nazaré aos representantes dessas empresas.

Outro momento que marcou a festividade de abertura do Círio foi a premiação dos vencedores do XV Concurso de Redação do Círio de Nazaré, realizado no dia 20 de setembro pela Diretoria da Festa de Nazaré.

O 1º lugar ficou com a estudante Luiza Fleury de Figueiredo, aluna da 3ª série do ensino médio do Colégio Gentil Bittencourt, tendo a orientação do professor José Antônio Neto, ambos ganharão um computador.

Já o 2º lugar foi para a estudante do 3° ano do Colégio Santa Catarina de Sena, Priscila Oliveira de Sousa, que tem como professor Raimundo Vieira – eles receberão um aparelho de DVD cada um.

E o 3° Lugar foi conquistdo por José Emanuel Feio Farias Boena, da 3ª série do ensino médio do Centro Educacional Olimpus, que teve a professora Anneliese Serrão como orientadora – eles vão ganhar um Microsystem cada um.

Para o Círio 2009 está estimado um crescimento de 10% no número de participantes, previsto em 2 milhões e duzentas mil pessoas somente na romaria do domingo.

O evento também deve ser responsável pela injeção de cerca de setecentos milhões de reais na economia paraense durante todo o mês de outubro.

Ao todo são 11 romarias e um total de 126 quilômetros percorridos durante os quinze dias de programação oficial.

fonte: site da Prefeitura de Belém (PA)