Sílvio Costa Filho discute reajuste do piso salarial dos professores de PE

PTB Notícias 20/03/2015, 13:56


O deputado Sílvio Costa Filho (PTB) parabenizou a Assembleia Legislativa de Pernambuco pela realização da audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura, na quarta-feira (18/3/2015), para discutir o reajuste do piso salarial dos professores.

Segundo o líder da oposição, o debate resultou no envio de propostas ao governo cobrando compromissos assumidos durante a campanha eleitoral.

Ele propôs a criação de uma comissão parlamentar para discutir propostas de valorização do magistério, aperfeiçoando o orçamento estadual para garantir um aumento escalonado.

Costa Filho também pediu ao governo que defina como será feita a valorização da carreira dos professores e como será o aumento de 100% nos salários da categoria, prometido durante a campanha.

O petebista elogiou a postura da deputada Raquel Lyra (PSB) na presidência da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCJ).

Segundo Sílvio Costa Filho, Lyra adiou a discussão do reajuste salarial dos professores porque teve a compreensão de que ele não deveria ser votado sem ampliar e amadurecer o debate.

Ele disse ter ficado preocupado com a forma como o projeto do Poder Executivo chegou à Alepe.

Segundo o deputado, o texto apresenta vícios formais, inclusive no texto da justificativa, onde indica que o piso pode contemplar professores que não tem formação específica.

Na opinião de Costa Filho, o governo pernambucano tentou opor os professores à deputada Teresa Leitão (PT).

Segundo o parlamentar, notas publicadas nos jornais informam que a petista estaria trabalhando contra a categoria.

Mas ele ressaltou que ninguém mais do que Teresa tem legitimidade para discutir o tema e defender os direitos do magistério.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Assembleia Legislativa de PernambucoFoto: João Bita/Alepe