Sílvio Costa Filho propõe estadual pacto pela mobilidade urbana

PTB Notícias 5/06/2014, 15:54


Um pacto estadual em prol da mobilidade urbana.

Esse foi o apelo do deputado Sílvio Costa Filho (PTB), nesta quinta-feira (5/6/2014), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, após comentar a pesquisa da empresa de tráfego TomTom, divulgada na quarta (4), apontando Recife como a capital mais congestionada do país.

Segundo o parlamentar, a enquete revela que, numa comparação proporcional ao número de vias, a capital pernambucana tem trânsito pior do que São Paulo.

Ele ressaltou que, enquanto Recife tem 60% das ruas com trânsito lento nos horários de pico, a capital paulista chega a ter 46% de engarrafamento.

Sílvio Costa Filho destacou que, desde o início de seu mandato, o tema está entre as suas preocupações.

O deputado lembrou a Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Casa, da qual foi presidente, e que funcionou entre 2012 e 2013.

De acordo com ele, o colegiado promoveu debates com sindicatos, universidades e engenheiros de tráfego, e visitou as cidades de Curitiba e Bogotá, na Colômbia, que são exemplo no quesito mobilidade.

Segundo o parlamentar, se Curitiba investe no segmento desde 1970, Recife só começou a pensar nisso nos últimos seis anos.

Costa Filho lembrou, também, que as obras como a Via Mangue e os corredores exclusivos de ônibus, que poderiam minimizar o problema, estão bem atrasadas.

E o Plano de Mobilidade Urbana, que estava tramitando na Câmara Municipal, foi retirado de pauta.

Para o deputado, a prefeitura e o governo do Estado precisam dar prioridade ao tema, e apresentar uma agenda para a cidade, pois, se nada for feito, daqui a cinco anos, a capital pernambucana vai chegar a uma situação de imobilidade.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Assembleia Legislativa de PernambucoFoto: Rinaldo Marques/Alepe