Sílvio Costa Filho ressalta momento econômico vivido por Pernambuco

PTB Notícias 16/09/2011, 8:18


O momento econômico vivenciado por Pernambuco refletiu sobre os números que o Estado obteve no relatório do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgado na última quarta-feira, 14/09.

A análise, levada ao Plenário pelo deputado Sílvio Costa Filho (PTB), ressalta que Pernambuco alcançou, em agosto, o 3º lugar na criação de emprego formal, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Foram mais de 18 mil vagas com carteira assinada.

Além disso, no ano passado, o Estado ocupou a liderança no Nordeste e o segundo lugar no País, em termos percentuais.

“Proporcionalmente, Pernambuco gerou mais emprego, pois São Paulo e Rio de Janeiro contabilizam população economicamente ativa muito maior”, observou, acrescentando que “os dados refletem o esforço do governador Eduardo Campos em captar recursos e empreendimentos”.

Costa Filho lembrou que empresas e indústrias de grande porte têm se instalado no Estado, a exemplo da Fiat, que gerará mais de quatro mil empregos diretos.

Tecnologia – O crescimento econômico, segundo Sílvio Filho, também promoveu a necessidade de o Executivo Estadual investir em ciência e tecnologia, a fim de capacitar a população para atuar nos novos empreendimentos.

“Não podemos esquecer o tema da inclusão digital.

Presenciamos o melhor momento econômico da história”, pontuou.

O parlamentar sugeriu à Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Casa que realize uma audiência pública para discutir o tema.

“Precisamos tratar a educação como prioridade, ou teremos dificuldade para habilitar os jovens a preencher as necessidades do novo mercado de trabalho”, alertou.

Petebista parabenizou o governador pela instalação de uma unidade termelétrica no Porto de Suape.

A obra resultará em cerca de dois mil empregos.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal da Assembleia Legislativa de Pernambuco