Site nacional destaca ecoturismo em Ilhabela, cidade administrada pelo PTB

PTB Notícias 22/03/2007, 9:41


Confira abaixo matéria publicada no site Uol, nesta quinta-feira, 22, sobre a cidade de Ilhabela, localizada no litoral sul do Estado de São Paulo, e que é administrada pelo prefeito Manoel Marcos, do PTB de São Paulo:Ilhabela tem opções de ecoturismo para todos os níveisO ecoturismo (turismo ecológico) é uma tendência mundial em crescimento.

Diferente do turismo tradicional, essa prática exige determinação e atitude das pessoas que buscam experiências únicas e exclusivas.

Fazer grandes ou pequenas caminhadas, se utilizar de técnicas a fim de desbravar trilhas em meio à mata, ter disposição de enfrentar qualquer condição meteorológica, defender a conservação da natureza e o turismo sustentável e estar em contato com a natureza e história local são as atividades do “ecoturista”.

Só no Brasil foram identificados pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) 96 pólos de ecoturismo, divididos em 5 regiões brasileiras.

Na região Sudeste, o litoral de São Paulo está entre esses pólos e o arquipélago de São Sebastião, formado por 13 ilhas, possui um grande potencial para a prática do ecoturismo e dos chamados “eco-esportes”, que são os esportes que utilizam a natureza como principal fator.

Ilhabela, a maior ilha do arquipélago, possui 348 km² de extensão sendo 85% protegida pelo Parque Estadual onde são encontradas cerca de 300 cachoeiras e quedas d”água.

Além disso, conta com cerca de 140 quilômetros de costa com mais de 40 praias.

A ilha é o palco perfeito para receber o turista ecológico, que busca conhecer o município mais a fundo e tem um verdadeiro respeito pela natureza.

Além das praias, comércio e badalação, querem conhecer a cultura caiçara, as comunidades tradicionais, as trilhas que levam a lugares pouco freqüentados, a fauna e flora local e também buscam a prática de esportes como mergulho, pesca esportiva, windsurf, trekking, rapel, mountain bike, wakeboard e bird-watching.

Conheça opções de passeios ecoturísticos que levam a lugares paradisíacos em Ilhabela.

Vale lembrar a importância de conservar essas áreas e respeitar as comunidades locais.

Trilha do Pico do Baepi De grande dificuldade, a trilha pode ser percorrida em quatro horas até atingir os 1.

058 metros de altitude, de onde se pode avistar a panorâmica da cadeia de montanhas de Ilhabela, o canal de São Sebastião e boa parte da Serra do Mar.

A trilha está bem sinalizada, mas mesmo assim, é importante ter um guia com experiência e conhecimento da região para acompanhar.

É importante levar água e algum alimento se quiser aproveitar bem o passeio.

Começar a trilha o mais cedo possível também é uma importante dica para aproveitar a claridade na volta.

Trilha da Água Branca A trilha está localizada no início da estrada para Castelhanos, próximo a guarita do Parque Estadual de Ilhabela.

A trilha possui 2.

145 metros de extensão e considerada de nível fácil, por estar bem sinalizada e com corrimãos, bancos para descanso, degraus e placas em toda extensão.

Entradas levam a cerca de cinco poços de águas cristalinas, com piscinas e duchas naturais e áreas para piquenique.

Uma torre para observação de pássaros de sete metros de altura pode ser encontrada no final da trilha.

Trilha para a Cachoeira do Gato ou Laje Preta Conhecida também por Véu da Noiva esta cachoeira fica a leste da Ilha, em Castelhanos.

Por ser de difícil acesso apenas um guia ou morador local com prática pode guiar até a cachoeira.

A caminhada dura cerca de duas horas.

Trilha de Castelhanos Possui 22 km e leva para a praia de Castelhanos.

A trilha pode ser considerada uma estrada, pois pode ser percorrida de jipe ou até carro de passeio, dependendo das condições, porém, não é recomendável pelo Parque Estadual.

É excelente para a prática do trekking e mountain bike.

No cume, a 800 m de altitude, pode se avistar um trecho da praia.

Já no final da estrada deve-se cruzar um rio para ter acesso a praia.

A viagem é feita em cerca de três horas a pé e uma hora de jipe.

Trilha do Estevão De nível difícil, a trilha começa na metade da estrada de Castelhanos e leva até a comunidade tradicional do Bonete.

É muito usada por caiçaras da região, mas não é aconselhável a caminhada no meio da mata sem alguém experiente.

Trilha do Bonete, Cachoeira da Laje, Cachoeira do Areado e Figueirinha Para pegar a trilha para o Bonete é possível ir de carro até a Ponta da Sepituba, ao sul de Ilhabela, estacionar o carro e seguir a pé.

São 12 km até o Bonete, passando por três cachoeiras, a da Laje, Areado e a pequena Figueirinha.

Apesar de bem marcada a trilha exige boa forma física para encarar subidas e terrenos acidentados durante as três a cinco horas de percurso.

Chegando ao Bonete, do lado esquerdo existe outra trilha que leva para as praias de Enchovas e Indaiauba.

Trilhas das Praias: Mansa, Vermelha e Figueira Pegando uma trilha que sai do canto direito de Castelhanos pode-se chegar até estas três praias.

São cerca de 1 km até a praia Mansa, onde vale uma pequena parada.

Seguindo pela mata, por mais 2 km atinge-se a praia Vermelha e mais cerca de 3 km fica a praia da Figueira.

As trilhas são de nível médio, pois exigem muita resistência física e é necessário um guia para não se perder.

Todos os destinos possuem atrativos diferenciados e um clima de mistério, onde habitam a fauna e flora da Mata Atlântica e comunidades de pescadores.

Trilha do Pico de São Sebastião Localizada ao sul da ilha esta trilha conduz ao ponto mais alto do arquipélago, atingindo 1.

379 metros.

Várias trilhas de caçadores tornam o caminho muito difícil.

Apenas guias experientes percorrem esta parte da ilha.

O tempo de duração é de aproximadamente oito horas.

Trilha da Cachoeira dos Três Tombos De fácil acesso, é uma trilha com extensão de menos de 500 metros, que dá acesso a três quedas d”água.

A entrada é o portal de um condomínio com suas ruas asfaltadas, fica em frente à entrada principal da Fazendo São Mathias, pouco antes da entrada para a praia da Feiticeira.

É possível estacionar o carro e seguir uma pequena trilha até as cachoeiras.

Trilhas das Cachoeiras do Couro do Boi e Friagem Localizada ao norte a partir da praia do Viana uma trilha se bifurca conduzindo ás cachoeiras do Couro do Boi e da Friagem.

Estas ficam a três horas de caminhada, mas precisam de um guia experiente para serem alcançadas.

Trilha da Toca das Furnas No bairro do mesmo nome algumas cavernas naturais constituem a Toca das Furnas.

É necessário um guia para encontrá-las.

Trilha da praia da Fome e Poço Fica no final da estrada ao norte da ilha.

Após a praia do Jabaquara, seguindo por quatro horas em uma trilha próxima à costeira atingem-se as Praias da Fome e mais para frente à praia do Poço, onde uma queda d” água forma uma piscina natural.

Trilha da Cachoeira do Bananal Essa trilha tem duas entradas, uma está localizada no bairro do Perequê e a outra fica próxima a entrada para a trilha para o Pico do Baepi, no Itaguaçu.

Esta trilha chama muito a atenção pelo fato de passar por um antigo bananal onde é comum a presença de animais e também de enormes árvores nativas.

Como recompensa é possível se banhar na cachoeira.

O tempo de duração é de aproximadamente uma hora e meia.

Praia da Serraria, Caveira, Guanxumas e Eustáquio A praia da Serraria é composta de uma comunidade tradicional simples e pequena.

Partindo dela percorre-se 1h até a praia da caveira, praia não habitada, porém, belíssima.

Daí caminha-se 40 minutos até a praia de Guanxumas, povoada também com uma comunidade tradicional, e por fim, mais 20 minutos até a praia do Saco do Eustáquio, praia esta bem estruturada de bares e restaurantes, movimentada e ótima para a prática do mergulho.

Cachoeira do Veloso Leva o mesmo nome da praia localizada no sul da Ilha, a caminhada leva o visitante a interagir com a mata atlântica, e seu principal atrativo é a queda d”água com aproximadamente cinqüenta metros de altura, com um poço de cerca de setenta metros quadrados e profundidade média de um metro e setenta.

O tempo de duração é de aproximadamente quarenta minutos.

Quem leva: Agência de Passeios Caiçara Ilhabela Tel: (12) 3896 6960 E-mail: (mailto:caicarailhabela@terra.

com.

br) caicarailhabela@terra.

com.

br Hospedagem Pousada 8 Ilhas Site:www.

pousada8ilhas.

com.

br e-mail: pousada8ilhas@terra.

com.

br tel (12) 3894-9223 Pousada Vila das Pedras Site: www.

viladaspedras.

com.

br e-mail: viladaspedras@uol.

com.

br tel: (12) 3896-2433 Pousada Vila do Meio Site: www.

viladomeio.

com e-mail: jlubida@yahoo.

com.

br tel: (12) 3896-5415