Sobrinho defende uso da costa do Pacífico para explorar o mercado asiático

PTB Notícias 10/11/2013, 16:13

A China é o maior parceiro comercial do Brasil e, por isso, disse o senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT), o Brasil precisa usar a costa do Pacífico para melhor explorar o mercado asiático.

Segundo disse o senador petebista, isso pode baratear o frete e aumentar a competitividade dos produtos no mercado internacional.

E mesmo que o país continue usando os portos do Atlântico, Osvaldo Sobrinho lembrou que o modelo de transporte atual já está ultrapassado.

“Há cem anos atrás nós tínhamos mais ferrovias do que temos hoje.

o que não podemos é continuar saindo com uma carga de trinta toneladas do Mato Grosso a 2400 quilômetros do porto de Santos ou qualquer porto do sul do país, levando um caminhão trinta toneladas o caminhão, indo e vindo, gastando asfalto, gastando pneu, tudo o que se pode pensar, num transporte que praticamente não tem sentido mais no Brasil moderno de hoje”, afirmou.

Agência Trabalhista de Notícias (ELM), com informações da Rádio SenadoFoto: Pedro França/Agência Senado