Sobrinho destaca importância da Embrapa para o desenvolvimento de MT

PTB Notícias 14/10/2013, 16:33


O senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) ressaltou em plenário, em discurso na quinta-feira (10/10/2013), o importante papel desempenhado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no desenvolvimento do agronegócio em seu estado.

De acordo com o parlamentar, a Embrapa foi responsável pela viabilização da agropecuária na região, após várias tentativas frustradas que foram feitas independentemente por agricultores pioneiros que tentaram implantar, por exemplo, culturas de café, seringueiras e mandioca.

“Por vários e vários anos, os homens que foram para a região de Sinop empobreceram, sem ver perspectiva futura para seu negócio.

Somente com o emprego de tecnologia adequada para aquela região, com a implantação do calcário para corrigir a acidez da terra, o estado começou a encontrar o seu caudal natural, começou a encontrar, realmente, a sua vocação agrícola”, disse.

Osvaldo Sobrinho referiu-se ainda à experiência “altamente exitosa” de introdução em Mato Grosso, pela Embrapa, do sistema produtivo baseado na integração das atividades agrícola e pecuária, sistema conhecido como integração lavoura-pecuária.

Em sua avaliação, essa nova técnica tem possibilitado concomitantemente a conservação ambiental, o aumento da rentabilidade agrícola, o conforto e a maior produção animal, além de proporcionar melhor qualidade de vida, contribuindo para a fixação do homem no campo.

Em seu pronunciamento, Osvaldo Sobrinho alertou, no entanto, para a necessidade de se ampliarem os investimentos públicos na estruturação de uma rede de transportes moderna — incluindo rodovias, ferrovias e hidrovias — que permita o escoamento da produção agrícola da região a custos competitivos.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência SenadoFoto: Pedro França/Agência Senado