Sobrinho: falta de investimentos em logística diminui crescimento do CO

PTB Notícias 6/11/2013, 19:10


O crescimento do agronegócio no país, já bastante expressivo, poderia ser ainda maior se o Brasil investisse na infraestrutura necessária ao escoamento da produção, afirmou nesta quarta-feira (6/11/2013), em discurso, o senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT).

A melhor alternativa, continuou o senador, é buscar o acesso ao Oceano Pacífico.

“Uma vez que nossa matriz de exportações se caracteriza por produtos de baixo valor agregado e mais de 33% da produção nacional corresponde às atividades do agronegócio, impõe-se viabilizar as melhores condições de infraestrutura de escoamento e comercialização para esse setor.

A utilização do Pacífico demonstra-se de inegável conveniência e oportunidade, não só pela expansão da demanda asiática, mas também pela importância em fortalecer parcerias e em garantir o crescimento regional integrado”, explicou.

O senador criticou o que chamou de “falta de vontade política para viabilizar essa solução”.

Ele apresentou cálculos segundo os quais o uso dessa via reduziria em quase dois terços os custos com tarifas portuárias.

Osvaldo Sobrinho citou ainda a possibilidade – mal aproveitada pelo país – de utilização dos rios, além do desprezo pelo transporte ferroviário.

“O Brasil, que tem, de norte a sul, mais de 8 mil quilômetros, não utiliza a ferrovia.

Há 100 anos, tínhamos mais ferrovias do que temos hoje e grande parte delas está sucateada.

A presidente Dilma tem feito o que pode, inclusive um grande plano rodoviário para o país, mas precisamos diversificar esses modais”, afirmou.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência SenadoFoto: Waldemir Barreto/Agência Senado