Somos multiplicadores do direito de ir e vir, afirma prefeita Célia Rocha

PTB Notícias 19/10/2013, 7:35

“Somos multiplicadores do direito de ir e vir”.

Foi com essa frase que a prefeita Célia Rocha (PTB) encerrou sua fala durante a abertura da 5ª Semana da Acessibilidade, que aconteceu no Auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (AL) (CRIA), e que faz parte das comemorações dos 89 anos de emancipação política do município.

Além da prefeita, o evento contou com a participação do secretário municipal de Assistência Social, Daniel Rocha, da secretária municipal de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, Edina Pereira, da presidente da Câmara Municipal, vereadora Gilvânia Barros (PMDB), de vários secretários municipais.

Também marcaram presença: o representante da Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima), Adriano Targino, do presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Roberto Freire, da representante da Secretaria de Estado da Mulher, Marta Wanderley, da presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Tânia Núbia, do gerente do Sebrae, Aristides Minervino, de técnicos do município, portadores de deficiência, autoridades, profissionais de várias áreas, representantes de entidades e da sociedade civil organizada.

No evento, o secretário Daniel Rocha apresentou vídeos com reportagens que demonstravam o descaso de empresas e instituições com o direito de ir e vir do cidadão.

O mesmo ocorreu em Arapiraca, que contou com a participação dos portadores de deficiência e funcionários públicos, Lucas e Mimi.

Em seu discurso, o representante da Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima), Adriano Targino, fez questão de agradecer o secretário Daniel Rocha pela iniciativa e por se interessar pela causa da mobilidade urbana.

“Todos nós deficientes buscamos a maneira adequada para chegar aos locais, mas infelizmente isso não tem sido aceito ou não tem sido respeitado.

Isso é um problema em todo Brasil.

Aqui, conseguimos um grande apoio que foi do Daniel Rocha.

Desde quando foi de vereador, o secretário tem lutado por isso, pela nossa causa.

Quero parabenizá-lo pela Semana da Acessibilidade e por sensibilizar a prefeita Célia Rocha”, disse Targino.

A vereadora Gilvânia Barros garantiu que trabalhará na Câmara Municipal para que sejam criados meios que garantam mais acessibilidade na cidade.

Já a presidente da CDL, Tânia Núbia, contou que reformará suas empresas e que a entidade ajudará na fiscalização e conscientização dos comerciantes.

O gerente do Sebrae, Aristides Minervino, completou as falatas lembrando que o ex-prefeito Luciano Barbosa, durante a primeira semana da acessibilidade, em 2009, cobrou a instalação de uma rampa no prédio da instituição e que a obra já foi realizada.

Ele também se colocou a disposição de conversar com os empresários a respeito do projeto Arapiraca Acessível.

O presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Roberto Freire, parabenizou o município de Arapiraca pela iniciativa de abordar um tema tão importante para sociedade.

Ele também expôs dados mostrando que 19,17% da população arapiraquense tem algum tipo de necessidade especial.

“Muito bom saber que Arapiraca está engajada em um só objetivo, num único sentido.

Importante mostrar para as cidades vizinhas que é preciso lutar pela acessibilidade.

Parabéns, prefeita, parabéns, Daniel”, destacou Freire.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Já é Notícia