SP: Eduardo Oliveira anuncia avanço com Centro de Reabilitação em Batatais

PTB Notícias 20/07/2015, 7:58

Na sexta-feira (17/7/2015), no gabinete do prefeito de Batatais (SP), Eduardo Oliveira (PTB), foi realizado o anúncio oficial do convênio viabilizado neste ano com o Ministério da Saúde para o Centro Especializado em Reabilitação (CER III), que está sendo gerido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município.

Estiveram presentes, além do prefeito Eduardo e do vice José Paulo Fernandes, o secretário municipal de Saúde, Ramon Gustavo de Oliveira, o presidente da Apae de Batatais, José Eduardo Merlino Tatassa, a diretora da entidade, Carmem Luiza Cestari Belga, e membros da imprensa local.

O CER – III pertence à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, oferecendo atendimento especializado, com total de 550 vagas, para reabilitação e promoção das pessoas com deficiência do município de Batatais e demais municípios da região do Vale das Cachoeiras.

Segundo a assessoria de imprensa do município, a entidade recebe para realizar esse trabalho R$ 249 mil mensais e com esse recurso pode oferecer um serviço especializado nas ações de prevenção, identificação, habilitação e reabilitação executada por equipe multiprofissional e interdisciplinar desenvolvida a partir das necessidades de cada indivíduo e de acordo com o impacto da deficiência sobre sua funcionalidade.

Dados e experiência ao longo de quase 40 anos de atendimento da Apae, trazem informações que com os avanços tecnológicos, condições socioambientais e melhoria da qualidade de vida, houve um aumento da expectativa de vida da população e aumento de demanda por serviços de reabilitação relacionados a males crônicos degenerativos [hipertensão arterial, diabetes, infarto, doenças cerebrovasculares, doença de Alzheimer e Parkinson, câncer e osteoporose].

Acrescenta-se a esta demanda, os serviços relacionados ao desenvolvimento social sem os devidos cuidados de preservação da vida, com aumento de incapacidades e incidência de neuroses, doenças psicossomáticas, alcoolismo, vício de drogas, acidentes de trânsito e violência urbana, que geram um aumento por políticas públicas, que possam trazer soluções efetivas para a população.

As solicitações demandadas dos serviços de saúde dos municípios da Região do Vale seguirão para a Central de Regulação Regional do DRS XIII de Ribeirão Preto, a qual direciona aos serviços existentes de acordo com a especificação de cada serviço.

O CER III de Batatais providencia o agendamento e devolução no prazo de 15 dias a contar do recebimento da mesma.

A regional comunica o agendamento às secretarias de Saúde dos municípios para contato com os usuários.

Batatais, por ser município sede, agenda suas demandas diretamente no CER III, sendo encaminhados para a Central de Regulação Regional do DRS XIII, os casos que demandarem atendimento em outros serviços de reabilitação.

“É um grande avanço para nossa cidade.

É uma ação que envolveu toda a equipe da nossa Apae e o acompanhamento direto da Secretaria Municipal de Saúde.

São 550 vagas de atendimento por mês, ampliando a oportunidade de melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, ressaltou o prefeito Eduardo Oliveira.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Prefeitura de BatataisFoto: Divulgação/Prefeitura de Batatais