SP: João Manoel defende tecnologia pioneira na recuperação de estradas

PTB Notícias 16/04/2016, 8:23


O vereador de Piracicaba (SP), João Manoel dos Santos (PTB), deslocou parte de sua assessoria parlamentar na sexta-feira, 15/04/16, para vistoriar a conclusão das obras de implantação de tecnologia pioneira em Piracicaba na recuperação de estradas rurais, o que inclui os 1,5 quilômetros da estrada do canal Torto, proximidades da ponte “Lalita Maria Elias Sierra”, região de Artemis, na utilização do “Oxnix”, fórmula desenvolvida na Eslováquia, fabricada no Brasil pela empresa Copra, sediada na cidade de Campinas e distribuída pela Euromerco.

Popularmente conhecida como “baba de cupim”, o material é 50% mais barato e tem como característica estabilizar a massa de solo tratada, evitando a ação da água, conferindo resistência para suportar o tráfego, com durabilidade para mais de cinco anos.

No canteiro de obras, a assessoria do vereador João Manoel conversou com engenheiros e técnicos responsáveis pela aplicação do produto.

A expectativa é que as obras sejam concluídas nos próximos dias, visto que mais de 80% dos trabalhos já foram completados, sendo que a população já pode decretar o fim dos problemas de poeira e lama decorrentes do tráfego de caminhões pesados que passam pela região.

O presidente da Câmara de Comércio Internacional BR-SK, vice-cônsul da Eslováquia no Brasil, Wagner Chuahy Bettin destacou a importância de parceria firmada com o poder público e iniciativa privada, a exemplo da Raízen, do setor sucroalcooleiro, que diariamente desloca inúmeros caminhões carregados de cana-de-açúcar pela região.

A consideração é que tanto a administração municipal quanto a empresa estão sendo alvos de uma ação movida pelo Ministério Público que cobra o fim das nuvens de poeira causadas pelo tráfego de veículos pesados.

A Prefeitura Municipal fornece máquinas e mão de obra, ao passo que a Raízen forneceu 58 toneladas de cal para a realização dos trabalhos.

O técnico responsável pela aplicação do “Oxnix”, Marcio Takeda observa que o recomendável é que seja observado um período de 48 horas e de pelo menos um mês para a consolidação do processo.

O vereador João Manoel ressalta a importância de Piracicaba consolidar o pioneirismo na aplicação deste produto, a começar pela zona rural, devido à quantidade de poeira que se espalha em residências, elevando os casos de doenças pulmonares, penalizando idosos e crianças.

“A expectativa é boa.

Vamos aguardar o término das obras e verificar os períodos de chuvas para avaliarmos os resultados”, disse o parlamentar, que também observa a diversidade de utilização deste material, que pode ser aplicado na pavimentação asfáltica, resolvendo o problema de tapa-buracos e outras utilizações em benefício da população.

O parlamentar também acompanha a mobilização popular, a exemplo de loteamentos na região do bairro Taquaral, onde os moradores fizeram abaixo-assinado com mais de 200 assinaturas, que deve seguir para o Ministério Público, visando a aplicação do produto em estradas que ainda não foram asfaltadas pela prefeitura.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara Municipal de Piracicaba Foto: Divulgação/Assessoria