Sperotto acompanha assinatura da construção da segunda ponte do Guaíba

PTB Notícias 1/04/2014, 6:52


O líder da Frente Parlamentar Pró-construção da 2ª Ponte do Guaíba da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado José Sperotto (PTB), acompanhou na segunda-feira (31/3/2014), em Brasília, a cerimônia de assinatura do contrato para construção da segunda travessia sobre o Rio Guaíba, em Porto Alegre (RS).

O governo federal assinou o contrato de R$ 650 milhões para início da construção da segunda ponte sobre o Guaíba.

O documento foi firmado pela presidente da República, Dilma Rousseff, pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Jorge Fraxe, e por representantes do Consórcio Ponte Guaíba.

Conforme Sperotto, que iniciou a luta pela construção da 2ª Ponte do Guaíba, em 2005, a partir de hoje os projetos vão começar a ser elaborados, porque esse contrato foi feito na forma de RDC, o Regime Diferenciado de Contratação.

Essa modalidade de contratação prevê, dentre outras coisas, que a empreiteira vencedora elabora o projeto e execute a obra.

A segunda ponte sobre o Guaíba interligará Porto Alegre a Metade Sul do Estado, passando pela Ilha do Pavão até a Ilha Grande dos Marinheiros, conectando rodovias de integração nacional (BRs 116 e 290).

A extensão da ponte será de 1,9 quilômetro – contrato prevê a construção de 7,3 quilômetros se considerados vias de acesso e elevados.

As novas vias contarão com duas faixas em cada sentido, acostamento, além de refúgios central e lateral.

A expectativa é que a obra seja concluída em 2017.

Segundo a presidente Dilma Rousseff, a licença ambiental já foi garantida para a ponte.

Essa documentação é uma das principais reclamações de empreiteiras para justificar atrasos em obras.

A primeira medida do consórcio formado pela Construtora Queiroz Galvão e pela EGT Engenharia, vencedores da licitação, será o cadastramento das famílias que vivem em áreas que serão desocupadas para a construção da nova ponte.

Para Sperotto, mais alguns passos foram dados para a realização de um sonho, não só dos guaibenses, como de todos os gaúchos e daqueles que já sofreram problemas em função da atual ponte do Guaíba.

“Vamos aguardar o início da obra e, quem sabe, no dia 20 de setembro de 2017, data de grande importância para o Rio Grande do Sul, estaremos na inauguração da 2ª Ponte do Guaíba”, finaliza o deputado petebista.

Estiveram presentes na cerimônia o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e os prefeitos de Porto Alegre, José Fortunati, e de Guaíba, Henrique Tavares (PTB).

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado José Sperotto (PTB-RS) Foto: Roberto Stuckert Filho/PR