Sperotto participa da XIII Jornada da Viticultura Gaúcha em Garibaldi

PTB Notícias 19/06/2012, 3:17


O coordenador da Frente Parlamentar das Pequenas e Microempresas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado José Sperotto (PTB-RS), participou na última sexta-feira (15/06) da XIII Jornada da Viticultura Gaúcha, realizada no Parque da Fenachamp em Garibaldi.

O evento reuniu mais de 700 produtores de uva, provenientes de 30 municípios, que debateram diversos temas ligados ao setor da uva e do vinho.

Na oportunidade, Sperotto que é autor da Lei que inclui o suco de uva na merenda escolar na rede de ensino público estadual, lembrou aos produtores que é necessário inovar e agregar valores.

“É o momento de aumentarmos a produção do suco de uva.

O consumo vem aumentando em todo o país.

Outro mercado que começa a se destacar é o do vinho de mesa.

Precisamos produzir mais”, afirma Sperotto.

Reivindicações dos vitivinicultoresA cadeia produtiva do vinho entregou documento com seis reivindicações ao governo federal.

Entre as principais medidas estão a diminuição da carga tributária, a inclusão das pequenas cantinas no Simples Nacional, o reforço da fiscalização, a regulamentação do vinho artesanal e ajuda para escoar o excedente de estoques de vinhos.

Mas uma das maiores polêmicas é sobre a aplicação de medidas de salvaguarda para a produção nacional.

Conforme o diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, o objetivo não é barrar totalmente a importações de vinhos aos consumidores, mas sim regular o mercado dando condições de competitividade ao produto nacional.

“A salvaguarda não vai trazer uma redução imediata das importações, ela vai estabelecer uma restrição das importações baseada no crescimento que teve nos últimos anos.

E o que estamos buscando é aumentar a participação de mercado dos vinhos finos brasileiros, que no ano passado foi de 21%, para um crescimento progressivo 25%, 28%, 30%”, reforça.

Em 2013, a jornada da Viticultura Gaúcha será realizada na cidade de Fagundes Varela.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul