Sperotto quer ampliação da validade da GTA e da vacina contra Influenza

PTB Notícias 24/05/2013, 5:59

Por solicitação do presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (CAM), deputado José Sperotto (PTB), será realizada na próxima terça-feira (28/5/2013), às 9h, a audiência pública para debater a ampliação da validade da vacina contra Influenza Equina.

Conforme a Lei de Defesa Sanitária Animal e do Decreto 50.

072, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro deste ano, a Guia de Transporte de Animais (GTA) é obrigatória para o transporte de equinos.

A medida afeta também os cavalos destinados a eventos como cavalgadas e rodeios, que deverão ter, ainda, atestado da não ocorrência de Influenza Equina.

Conforme Sperotto, a reivindicação dos proprietários e criadores de equinos é para que o atestado de vacinação emitido após o exame negativo de Anemia Infecciosa Equina (AIE) seja válido por seis meses, e não mais por 60 dias.

“Vamos ouvir os órgãos de governo, criadores, médicos veterinários e após encaminharemos um relatório ao governo com as reivindicações”, afirma.

Para a audiência, que acontece no Plenarinho da Assembleia Legislativa, foram convidados representantes da Secretaria estadual da Agricultura, Ministério da Agricultura, Associações de Criadores de Equinos, Sindicatos Rurais, Conselho de Medicina Veterinária (CRMV), médicos veterinários, criadores e proprietários de cavalos, associações e entidades do setor.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Rádio Fandango