Sperotto: ‘R$ 250 milhões para a Saúde é uma vitória de todos os gaúchos’

PTB Notícias 26/11/2013, 6:03

O deputado estadual José Sperotto (PTB), presidente da Comissão de Assuntos Municipais e integrante da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área da Saúde do Rio Grande do Sul, comemorou a ampliação no Orçamento Estadual de 2014 dos recursos destinados para a Saúde, de R$ 90 milhões para R$ 250 milhões.

O Orçamento foi aprovado na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, na última semana, na Assembleia Legislativa do Estado.

Para Sperotto, o momento é muito especial, pois o governo precisa destinar mais recursos para atender principalmente as Santas Casas, que passam por dificuldades no interior.

“Quero dar os parabéns ao coordenador da Frente, deputado Ronaldo Santini (PTB), que foi o interlocutor com o governador Tarso para que isso fosse possível”, destaca o parlamentar petebista.

A proposta inicial do governo previa R$ 90 milhões para o próximo ano, recurso que foi ampliado em R$ 100 milhões, devido a um apelo dos deputados da Frente Parlamentar, e da Federação das Santas Casas.

Porém, a necessidade de amenizar a dramática situação financeira dos hospitais gaúchos, que possuem déficit superior a R$ 400 milhões, motivou uma nova rodada de debates com o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, e com membros do Executivo.

Na quarta-feira (20/11/2013), uma reunião na Casa Civil, com a presença dos secretários estaduais, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, e de Planejamento, João Mota, além dos representantes hospitalares, definiu o encaminhamento de mais R$ 60 milhões ao orçamento anual, totalizando os R$ 250 milhões objetivados.

Atualmente, as casas filantrópicas de saúde representam mais de 70% dos atendimentos do SUS no Estado.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado José Sperotto (PTB-RS)