Takayama ressalta importância de estreitamento entre Brasil e Japão

PTB Notícias 7/04/2007, 7:56

O deputado Hidekazu Takayama, do PTB do Paraná, em discurso no plenário da Câmara nesta semana, revelou que esteve recentemente no Japão acompanhando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na missão de reforçar com o então Primeiro-Ministro, Junichiro Koizumi, o compromisso de celebrar fora do Japão a maior festa japonesa.

Koizumi na época também se comprometeu a transformar a festa dos 100 anos da migração japonesa ao Brasil num ícone que possa estreitar a relação entre os dois povos.

“Aproveito para fazer um apelo a todos os companheiros no sentido de buscarmos esse estreitamento com o Japão.

São países opostos, até na questão geográfica, e que se completam.

O Japão é um país pequeno nas dimensões físicas, mas grande na tecnologia.

O Brasil é um país de dimensões continentais que pode avançar muito no campo da tecnologia de ponta”, disse o deputado Takayama.

“Os dois países precisam se entrosar mais.

Há de se lembrar que grandes projetos no Brasil são financiados pelo GBIC, um banco japonês, como é o caso da despoluição do rio Tietê.

Praticamente todos os Estados e Municípios têm ajuda nas áreas de saneamento, de águas e de esgotos.

Temos projetos que ajudam a recuperar o nosso tão sofrido meio ambiente com financiamento praticamente sem juros do Governo japonês”, revelou o parlamentar do PTB.

“É hora de estreitarmos a parceria comercial.

O Japão precisa não só da mão-de-obra quando o Brasil envia para o Japão quase 300 mil brasileiros, que mandam para cá mais de 2 bilhões e 400 milhões de dólares por ano.

Esse valor pode aumentar muito.

É dinheiro que entra limpo no Pais, sem contar a exportação do etanol e do biodiesel.

Portanto, peço aos companheiros para se debruçarem na festa dos 100 anos, que será no dia 18 de junho do próximo ano.

A partir de agora, estamos recebendo todos aqueles que quiserem ingressar na Frente Parlamentar Brasil-Japão”, concluiu o deputado petebista.

Agência Trabalhista de Notícias