Talles Barreto faz avaliação positiva do trabalho da Comissão de Turismo

(http://al.

go.

leg.

br/imagens/galeria/id/27208) Comissão de TurismoAções desenvolvidas com o intuito de buscar apoio da iniciativa privada para o fortalecimento do turismo no Estado de Goiás foram executadas pela Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás durante o ano de 2013.

O presidente da Comissão, deputado estadual Talles Barreto (PTB), destaca como uma das principais ações o Projeto Pró-Turismo.

“Estamos trabalhando diuturnamente neste projeto, que trata de incentivo da iniciativa privada, através do crédito outorgado, para promover o turismo em Goiás”, ressaltou, lembrando que a sugestão ao Projeto Pró-Turismo foi apresentada na 24ª Reunião do Fórum Estadual.

Foram realizadas sete reuniões ordinárias, audiências públicas e duas edições do Fórum Estadual do Turismo de Goiás, no Espaço Cultural do Senac-GO, sendo uma no dia 17 de junho e a outra no dia 26 de novembro.

Talles Barreto gostou da apresentação do Modelo de Desenvolvimento Turístico de Barcelona (Espanha) feita pela diretora de Planejamento Turístico e de Promoção daquela cidade espanhola, Alba Caballé Rivera.

No mesmo sentido, a apresentação do Plano Nacional de Turismo 2012-2016 e as Novas Diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, com Jun Alex Yamamoto, coordenador-geral da Regionalização do Ministério do Turismo.

O parlamentar ressaltou também a estrutura que a Comissão de Turismo tem na região do Vale do Araguaia.

“Inclusive, estivemos em São Jorge (Alto Paraíso/Chapada dos Veadeiros), no festival promovido pela Comissão de Turismo.

E sabemos da importância do evento, porque estamos no período de alta temporada também nos pontos turísticos mais fortes.

A Comissão vai continuar trabalhando nesse período, buscando esse desenvolvimento tão importante para o turismo não só para Goiás, mas para o Brasil.

“Em 2013, a Comissão de Turismo realizou sete reuniões ordinárias.

Talles Barreto disse que foram desenvolvidas ações importantes, mas considerou como uma das mais importantes da Comissão o trabalho pela aprovação do Programa Estadual de Incentivo ao Turismo (Pró-Turismo).

“A finalidade é apoiar ações do Goiás Turismo, sobretudo aquelas que têm por objetivo estimular e divulgar o turismo, selecionar e identificar oportunidades de investimentos turísticos, proporcionar apoio e estímulo à elaboração e execução de projetos que visem o desenvolvimento do turismo no Estado”, destacou.

Esse apoio, de acordo com o deputado trabalhista, compreende a implantação ou reforma de infraestruturas turísticas; a implantação e conservação de espaços públicos relevantes e reconhecidos pelo Fórum Estadual de Turismo; o incentivo à pesquisa científica; a realização de eventos; e o desenvolvimento e o fomento do turismo adaptado, como fator de resgate e integração social das pessoas portadoras de necessidades especiais, bem como dos idosos.

Talles destacou também as gestões feitas junto ao governador Marconi Perillo (PSDB) e ao presidente da Agetop, Jayme Rincon, que redundaram em ordens de serviços para o asfaltamento das estradas de pontos turísticos importantes, como Aruanã e Britânia.

“O asfalto é importantíssimo para o desenvolvimento dos pontos turísticos, em especial no Vale do Araguaia.

“O presidente da Comissão de Turismo trabalhou muito no ano passado na região do Vale do Araguaia.

“Começamos nosso trabalho pela cidade de Nova Crixás, Bandeirantes e, posteriormente, Aruanã.

“Talles agradece a toda à equipe da Comissão de Turismo, da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, bem como ao governador Marconi Perillo e sua equipe.

“Com certeza, em 2014, vamos realizar muito mais em prol do desenvolvimento do turismo em Goiás e no Brasil”, concluiu.

fonte: site da Assembleia Legislativa de Goiás