Tanuzio Gonçalves de Oliveira acompanhará índios de Alta Floresta à Europa

PTB Notícias 20/05/2009, 8:07


O vereador e indigenista, Tanuzio Gonçalves de Oliveira (PTB-RO), informou que estará acompanhando um grupo de sete índios de várias tribos de Alta Floresta a uma viagem a Europa.

O objetivo da visita é reconhecer peças artesanais fabricadas na região na década de 30, e que foram exportadas pelo pesquisador europeu Frans Caspar, e ainda, estreitar laços com organizações não governamentais e abrir comércio para exportação de artesanatos indígenas.

A viagem está prevista para começar a partir do dia 30 de maio, com saída de Porto velho.

Na escala do grupo estão cidades como: Viena (Austrália), Basiléia e Zurique (Suíça), Berlin (Alemanha), e Leiden (Holanda).

Fazem parte do grupo, além do vereador Tanuzio, os índios: Anísio Aruá; José Anderê Marurap; Analícia Marurap.

Dalton Tupari; Etelvina Tupar; Augusto Hanoé e Arnaldo Jabuti.

Para Tanuzio, a viagem servirá para resgatar a cultura dos indígenas.

Todos os encargos e despesas da viagem serão custeados pelos quatro museus e um empresário alemão.

Ao todo, serão investidos aproximadamente 80 mil reais.

Os indígenas terão diversas atividades durante a viagem, dentre elas: trabalhos nos arquivos dos museus para reconhecimento do acervo e objetos indígenas, passeio turístico, apresentação de filmes sobre a Amazônia, entrega oficial de nova coleção para museus e entrevista com imprensa local.

O encerramento das atividades está marcado para acontecer no dia 19 de junho, no museu Etnográfico de Leiden (Holanda), onde os indígenas devem se encontrar com pesquisadores e reconhecedores de projetos lingüísticos da região do Guaporé.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Correio Popular de Rondônia