Tavinho Santos reclama de apoio da CNBB à greve de fome de Dom Cappio

PTB Notícias 18/12/2007, 10:43


Três anos após ter promovido a Campanha da Fraternidade com o tema ‘Água, Fonte da Vida’, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) muda de posição e passa a defender a não-realização das obras de transposição das águas do Rio São Francisco, ao apoiar a greve do bispo da cidade de Barra, na Bahia, dom Flávio Cappio.

A observação é do vereador petebista Tavinho Santos (João Pessoa/PB), vice-líder do governo na Câmara Municipal de João Pessoa.

“É lamentável essa posição oficial da Igreja Católica no Brasil, que prejudica a vida de 12 milhões de nordestinos”, diz Tavinho, lembrando que, em 2004, o objeto principal da Campanha da Fraternidade da CNBB era a água: ‘Fraternidade e a Água: Anseio Bíblico – Água, Fonte da Vida’.

“Três anos depois, a CNBB muda seu posicionamento.

Isso é muito ruim para o Nordeste”, lamenta.

A crítica do vereador se deve ao fato de o comando da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ter divulgado, na semana passada, nota na qual convocava todos os cristãos a se “unirem em jejum e oração” ao bispo dom Cappio.

“Convidamos as comunidades cristãs e pessoas de boa vontade a se unirem em jejum e oração a dom Luiz Cappio, por sua vida, sua saúde e em solidariedade à causa por ele defendida”, afirmava a CNBB, em nota.

E mais: a entidade que representa a Igreja Católica disse que o “governo democrático”tem que ter a responsabilidade de permitir o acesso da sociedade às decisões e de acatar e respeitar as decisões da Justiça”.

E Tavinho dispara: “Lamento o corporativismo da CNBB de ficar ao lado do bispo em detrimento de milhões de nordestinos que necessitam das obras de transposição de águas do São Francisco”.

Na semana passada, uma liminar da Justiça Federal do estado da Bahia suspendeu temporariamente as obras de transposição das águas do Rio São Francisco.

O Ministério Público Federal dizia que projeto não deveria ter sido aprovado.

“É inconcebível e inadmissível esse tipo de comportamento da CNBB de pedir aos cristãos para fazerem jejum e oração por dom Cappio, que está fazendo greve de fome contra a transposição”, ressalta Tavinho Santos.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do Paraíba.

com)