Tayah promete Câmara atuante na fiscalização da coisa pública em Manaus

PTB Notícias 3/01/2011, 14:59


“A sociedade pode esperar uma Câmara Municipal de Manaus mais atuante e mais exigente na fiscalização da coisa pública”.

A afirmativa é do vereador petebista Isaac Tayah, feita durante entrevista coletiva após tomar posse na presidência da Casa na tarde do último sábado (1º/01/11), no gabinete da presidência.

Ele disse também que os temas polêmicos serão levados para debate com a sociedade e vai priorizar a aprovação do novo Plano Diretor de Manaus.

De acordo com Tayah, o prefeito da capital do Estado do Amazonas, o petebista Amazonino Mendes, tem um planejamento para a cidade e os vereadores têm o dever e a obrigação de fiscalizar e debater.

“Como aqui é uma caixa de ressonância da população, tem que ter o princípio ideal que é justamente debater por aqueles que não podem estar no espaço político debatendo”, argumentou.

A forma para fazer isso, de acordo com Tayah, será convocando as lideranças dos bairros, aquelas pessoas que gostam de fazer política e, com isso, levar a cultura política para os bairros e trazer os bairros, nas pessoas de seus líderes, para a Câmara.

“Isso já muda o estilo de trabalhar e o nosso maior interesse é proteger os desprotegidos”.

Outro ponto que o novo presidente da CMM defende é a questão dos três por cento definitivos do orçamento do município para as emendas propostas pelos vereadores.

Isso é o que estabelece o projeto do ex-vereador José Ricardo, eleito deputado estadual na última eleição.

“Com isso não vai mais acontecer a aprovação do orçamento da forma como tem sido feita ao longo dos anos: sem qualquer emenda”.

Isaac prometeu também debater com a sociedade a questão do transporte coletivo urbano, da taxa do lixo, do abastecimento de água, da Internet e do programa Zona Azul.

Para ele, a eficácia do Zona Azul só poderá acontecer se houver um sistema de transporte coletivo de qualidade.

O novo presidente da CMM disse também o seu projeto é de esperança de renovação.

Por isso pensa também dar melhor tratamento para a imprensa e criar o Clube do Trabalhador da Câmara, conforme destacou no seu plano de ação.

Ele quer debater também os problemas das áreas rurais do município de Manaus, que sempre estiveram em segundo plano.

fonte: site da Câmara Municipal de Manaus (AM)