Telmário Mota anuncia debate sobre fake news

Agência Trabalhista de Notícias 1/03/2018, 8:32


Imagem Crédito: Pedro França/Agência Senado

O senador Telmário Mota (PTB-RR) anunciou, na terça-feira (27), a realização de uma sessão temática no plenário do Senado Federal, em 7 de março, para discutir os efeitos das notícias falsas na política e no resultado das eleições deste ano.

De acordo com o parlamentar, a proliferação de notícias falsas na internet, divulgadas pelas redes sociais, pode influenciar o voto dos eleitores.

“Muitos acreditam em tudo o que se divulga na internet, mesmo que a notícia seja falsa. E muitos não acreditam em nada, mesmo que a informação seja verdadeira”, disse Telmário, que destacou a importância de checar a veracidade das informações compartilhadas na internet.

O petebista disse ainda que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) debate a criação de um comitê especial para combater os efeitos das fake news nas eleições de 2018.

“Não há que se falar em risco de que esse controle de proliferação de fake news se confunda com censura, pois esse controle já é feito em campanhas, por meio de provocação do Judiciário. Assim, o que deve ser criado são medidas rápidas para evitar que essas notícias se alastrem e tomem proporções inimagináveis”, salientou.

Com informações da Agência e do Jornal do Senado