Telmário Mota pede providências para crise de refugiados da Venezuela

Agência Trabalhista de Notícias - 18/08/2017, 8:42

Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado

Imagem

O senador Telmário Mota (PTB-RR) pediu, na quarta-feira (16), providências do governo federal diante do grande número de refugiados venezuelanos que chegam diariamente ao seu Estado, situação que assusta os roraimenses e sobrecarrega os serviços públicos.

O parlamentar disse que a cidade de Pacaraima, na fronteira com o país vizinho, foi tomada por venezuelanos. Ele informou que a rede pública de ensino recebeu mais de mil alunos imigrantes desde 2016. Segundo Telmário, o governo de Roraima prevê a chegada de 300 mil venezuelanos ao Estado, população igual à da capital, Boa Vista.

“O governo federal precisa tomar as providências urgentes que são da sua responsabilidade. Por isso, vou continuar insistindo, e exijo respeito ao meu Estado, que deve merecer mais atenção como uma unidade federativa”, afirmou.

O senador, que já tinha alertado as autoridades federais sobre a crise de refugiados em seu Estado, defendeu voto de censura ao regime de Nicolás Maduro, mas declarou-se contrário à retirada da Venezuela do Mercosul por temer que isso cause dificuldades no fornecimento de energia elétrica a Roraima.

Com informações da Agência Senado