Telmário Mota requer sessão especial em homenagem aos povos indígenas

Agência Trabalhista de Notícias - 16/04/2018, 9:21

Crédito: Waldemir Barreto/Agência Senado

Imagem

Os povos indígenas serão homenageados em sessão especial do Senado Federal na quinta-feira (19), data em que se comemora nacionalmente o Dia do Índio. A sugestão da homenagem é do senador Telmário Mota (PTB-RR), que contou com o apoio de outros seis senadores.

No Brasil, a promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas é responsabilidade da Fundação Nacional do Índio (Funai), órgão indigenista oficial do Estado brasileiro, criado em 1967. O órgão é vinculado ao Ministério da Justiça e tem como função coordenar e executar a política indigenista do governo.

Para a sessão de homenagens, estão confirmadas as presenças do presidente da Funai, Franklimberg Ribeiro de Freitas; do reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor Jefferson Fernandes do Nascimento; da vereadora de Uiramutã (RR) Lourdes Miguel de Brito, além de lideranças indígenas.

Demografia

De acordo com o Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há cerca de 900 mil índios, que se dividem entre 305 etnias e falam ao menos 274 línguas. Os povos indígenas estão presentes nas cinco regiões do país. A maior parte da população, cerca de 37,4%, vive na região Norte. O Nordeste abriga 25,5% da população indígena; Centro-Oeste, 16%; Sudeste, 12%; e Sul, 9,2%.

Com informações da Agência Senado