Teresina é incluída no projeto ‘Vida no Trânsito’ do Ministério da Saúde

PTB Notícias 10/03/2011, 15:33


O trânsito de Teresina (PI) volta a ser pauta de reunião de Prefeitura da capital.

Com esse objetivo o prefeito Elmano Férrer (PTB) recebeu na manhã desta quinta-feira (10/03), Otaliba Libano, representante do Ministério da Saúde, para discutir o projeto “Vida no Trânsito”.

“Essa iniciativa será levada inicialmente a cinco capitais brasileiras.

Este é um projeto de humanização que visa criar diretrizes e ações para diminuir o número de mortes no trânsito”, afirmou Otaliba Libano.

O “Vida no Trânsito” foi implantado nas capitais Belo Horizonte, Curitiba, Palmas, Campo Grande e a primeira fase será concluída nos dias 14 e 15 com a realização de uma oficina para agentes de trânsito e parceiros.

“Nesse encontro apresentamos dados colhidos sobre o trânsito da capital e traçamos ações para combater a violência e as mortes.

O principal problema encontrado é a falta de compromisso dos motoristas”, declara Auzenir Porto, Superintendente da Strans.

Esse projeto prevê a avaliação dos resultados a cada três meses.

O projeto é uma iniciativa internacional que já foi adotada em dez países e contará com recursos do Ministério da Saúde.

“As mortes no trânsito se transformaram em problema de saúde pública e desde 2010 estamos apoiando medidas preventivas para diminuir o número de óbitos.

O importante é reforçar a consciência coletiva por um trânsito mais seguro”, disse o prefeito Elmano Férrer.

As primeiras ações serão: intensificar campanhas educativas, reforçar a sinalização de trânsito e em parceria com o Detran, incrementar a operação Salva Vidas.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal 180 Graus