Teresina vai sediar a 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social

PTB Notícias 21/12/2011, 18:52


O prefeito de Teresina, o petebista Elmano Férrer, anunciou que a Prefeitura vai participar da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial) que acontecerá no dia 13 de janeiro do próximo ano.

O evento vai abordar “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”.

De acordo com Elmano, a Conferência acontece em três etapas: regional, estadual e nacional.

Teresina vai sediar a etapa regional onde reunirá prefeitos de 45 municípios.

A Consocial vai ocorrer em todos os estados do Brasil, quando representantes dos governos e da sociedade civil se reúnem para tratar de questões referentes ao controle social.

“O nosso estado foi dividido em quatro regiões e Teresina vai sediar os municípios da região norte.

Durante o evento vamos elaborar um planejamento para escolher os representantes que irão representar o Piauí na etapa nacional da Conferência”, explicou Inácio Carvalho, secretário executivo de governo.

A Consocial tem como objetivo principal a promoção da transparência pública e estímulo à participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático, que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

É resultado de um abaixo-assinado feito pelos participantes do 1º Seminário Nacional sobre Controle Social, realizado em 2009, que solicitava a realização de uma conferência que abordasse a questão.

fonte: site da Prefeitura de Teresina (PI)