Terra de Valor será debatido por comunidades rurais no sudoeste baiano

PTB Notícias 8/06/2007, 12:17


O Projeto de Desenvolvimento de Comunidades Rurais nas Áreas Mais Carentes do Estado da Bahia – Terra de Valor será o tema de discussão nos encontros a serem realizados neste mês entre as populações dos municípios de Aracatu, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Manoel Vitorino, Mirante, Poções e Planalto, na região sudoeste do estado.

Quem está à frente deste projeto é o secretário do Desenvolvimento e Integração Regional do governo da Bahia, o petebista Edmon Lucas, além do diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Paulo Cezar Lisboa.

De acordo com Edmon Lucas, nos encontros, a equipe estadual discutirá com as populações locais a melhor forma de promover o desenvolvimento regional sustentável, com foco em ações de capacitação, apoio a ações culturais e de geração de emprego e renda, promoção da eqüidade de gênero e infra-estrutura social e produtiva, entre outras.

O ciclo de debates integra a agenda de compromissos que a Sedir e a CAR devem cumprir até o dia 28 deste mês nos 34 municípios das regiões nordeste e sudoeste com os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), área de abrangência do projeto.

Executado pela Secretaria do Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), através da CAR, empresa vinculada à secretaria, o Terra de Valor tem como meta beneficiar 90 mil homens, mulheres e jovens, sendo 35 mil diretamente e 55 mil indiretamente.

O secretário Edmon Lucas informa que, para a sua execução, o projeto contará com US$ 60 milhões divididos igualmente entre o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) e a contrapartida do Governo do Estado.

Está também assegurada uma doação do Fida ao estado da Bahia no valor de US$ 500 mil para o desenvolvimento de dois projetos-piloto de biodiesel a partir da mamona produzida pelos pequenos produtores rurais assistidos pelo Terra de Valor.

Neste segundo roteiro de visitas, a equipe estadual visitará nesta sexta-feira (8) o município de Aracatu, inaugurando no mesmo dia o escritório-sede do Terra de Valor, no município de Vitória Conquista.

Já no dia 9, serão visitados os municípios de Manoel Vitorino e Mirante; no dia 10, o encontro acontece nos municípios de Bom Jesus da Serra e Caetanos e no dia 11, o projeto será apresentado nas cidades de Boa Nova, Poções e Planalto.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do governo da Bahia)