Thiago Ferrari prestigia inauguração da Escola do Legislativo de Campinas

PTB Notícias 10/04/2014, 7:10

O vereador Thiago Ferrari (PTB-SP) participou, na quarta-feira (9/4/2014), da inauguração da Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp).

“Em minha gestão como presidente iniciei a reforma administrativa da Casa.

A Escola do Legislativo era uma das metas a serem executadas e é muito importante participar dessa inauguração hoje”, contou Ferrari.

Desenvolvida em parceria com o Senado Federal – por meio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) – a Elecamp terá como missão oferecer cursos de capacitação e qualificação a servidores do legislativo e órgãos conveniados.

A escola vai contar com cursos e oficinas de capacitação técnica para atender demandas internas como as que tratam do Regimento Interno da Casa ou a Lei Orgânica do Município, mas não se restringirá a isso.

Serão ministrados cursos sobre Lei Responsabilidade Fiscal, Orçamento Público, legislação urbanística, elaboração, gestão e fiscalização de contratos administrativos e outros assuntos que afetam diretamente o processo legislativo e que poderão melhorar o desempenho parlamentar.

A Elecamp vai oferecer cursos presenciais, à distancia e por videoconferência e serão realizados no prédio anexo à biblioteca e também no Plenarinho.

Os cursos serão abertos a todos os servidores do legislativo – inclusive de outras câmara municipais, sejam elas da região metropolitana ou não.

Os cursos serão gratuitos e não vão gerar custos para a Câmara, já que os professores integram o Programa Interlegis – uma parceria do Instituto Legislativo Brasileiro com o Banco Internamericano de Desenvolvimento (BID) – e que é considerado o maior programa de modernização e integração do legislativa em todo o mundo.

Para oferecimento de cursos, a escola poderá firmar convênios também com órgãos como o Tribunal de Contas e Ministério Público ou instituições como universidades públicas, como explica a servidora Kátia Marchese, a responsável pelo programa de modernização da Câmara de Campinas.

A solenidade de inauguração contou com a participação do diretor-geral do Senado Federal, Hélder Rebouças, o presidente da Associação Brasileira do Legislativo e Contas (ABEL), Florian Augusto Coutinho Madruga, além do presidente do Parlamento Metropolitano, vereador Lorival Messias de Oliveira (Valinhos).

Os primeiros cursos presenciais que serão oferecidos pela Elecamp são os de Cerimonial e Redação Legislativa com professores do Senado Federal.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do vereador Thiago Ferrari (PTB-SP) Foto: Divulgação