Tião Medeiros apoia inclusão da Tarifa Rural Noturna no orçamento de 2021

PTB Notícias 3/12/2020, 16:15


Imagem

O deputado estadual Tião Medeiros (PTB-P) apoia o pedido do Sistema FAEP, enviado ao Governo do Estado, para que a Tarifa Rural Noturna (TRN) seja incluída na previsão orçamentária de 2021.
O atual projeto do Executivo não prevê a TRN, que pode dar descontos de até 60% na cobrança de energia elétrica para produtores rurais, entre 21h30 e 6h. No entendimento do parlamentar, o programa precisa continuar para que os produtores rurais tenham real capacidade competitiva no mercado que tem a energia elétrica como um dos principais insumos.

“É importante que se mantenha no orçamento do Estado, nos mesmos moldes dos anos anteriores, um valor para subsidiar a energia noturna para irrigação e para a atividade rural. E assim tornar o agronegócio verdadeiramente competitivo, uma vez que a energia tem um custo muito elevado em relação aos outros mercados que competem com o Brasil”, defende Tião Medeiros.

A FAEP enviou ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e aos deputados estaduais um ofício pedindo que o programa Tarifa Rural Noturna seja incluído no orçamento de 2021. O programa TRN é estadual e o serviço de energia elétrica é uma concessão federal. Por isso, a Copel Distribuidora precisa ser ressarcida da diferença gerada pelo subsídio aos produtores rurais; para isso, os recursos devem estar previstos.

Dados da Companhia Paranaense de Energia (Copel) mostram que o Tarifa Rural Noturna pode beneficiar até 77,5 mil propriedades rurais ou estabelecimento agropecuários. De acordo com estudo realizado pela FAEP, o programa pode chegar a mais de 1 milhão de pessoas. Segundo a Federação da Agricultura do Estado do Paraná, a iniciativa é determinante para atividades como avicultura, suinocultura, bovinoculturas de leite e de corte, fumicultura, aquicultura e sericicultura, que demandam uso intenso de energia elétrica.

Com informações do Tudo Política