Tião Medeiros participa da entrega de casas na região Noroeste do Paraná

PTB Notícias 7/11/2015, 8:39

O deputado estadual Tião Medeiros (PTB-PR) participou na quinta-feira (5/11/2015), ao lado do presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, da entrega das chaves da casa própria para 47 famílias das cidades de Itaúna do Sul, Marilena e Querência do Norte, na região Noroeste.

As moradias foram construídas por meio da parceria do governo do Paraná com governo federal e prefeituras.

Os investimentos ultrapassam R$ 1,5 milhão.

Também foi anunciado, em Nova Londrina, o lançamento de edital de licitação para a construção de mais 44 moradias no município.

A previsão é que sejam investidos R$ 2 milhões com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) com parceria do governo do Paraná e prefeitura.

Tião Medeiros afirmou que o governo do Paraná demonstra preocupação com os pequenos municípios, levando dignidade às famílias e fortalecendo a economia local.

“Vemos uma atuação positiva principalmente nas cidades menores onde temos famílias mais carentes e que precisam do apoio do governo”, destacou.

Lupion disse que o Paraná está enfrentando e vencendo a crise com um trabalho integrado de governo.

“Batemos todos os recordes nos últimos cinco anos e estamos atuando em várias frentes de trabalho.

Estamos lançando mais oito mil casas, temos o programa de regularização fundiária e o Fundo de Combate à Pobreza, que nos permitirá ter um programa de habitação de interesse social exclusivamente estadual”, explicou.

Em Querência do Norte foram entregues 19 moradias na área urbana com investimentos de R$ 800 mil.

O residencial Querência do Norte III atende famílias com renda de até três salários, sendo que o tamanho das casas e o valor das prestações variam de acordo com os ganhos mensais.

Para o prefeito de Querência do Norte, Carlos Benvenutti, essas moradias vão ajudar as famílias de baixa renda e ter mais qualidade de vida.

“Estou muito feliz em entregar essas casas e proporcionar uma vida digna aos beneficiados.

Nos últimos anos já são 48 moradias entregues, somadas urbanas e rurais”, relatou.

Foram entregues ainda 13 moradias rurais em Marilena e 15 em Itaúna do Sul.

Estas casas fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), uma parceria do governo do Paraná, com a participação da Cohapar, Emater e Seab; governo federal, por meio da Caixa Econômica, e prefeitura.

Foram investidos R$ 798 mil.

O prefeito de Marilena, Brasílio Bovis, ressaltou a importância de beneficiar o pequeno produtor rural.

“A cidade não comporta que a todas as famílias do campo venham morar na cidade.

Por isso, é importante dar incentivo para que o pequeno produtor continue morando e produzindo no campo”, disse.

Para o prefeito de Itaúna do Sul, Pedro Castanhari, este projeto é um grande incentivo para os produtores rurais.

“As moradias rurais são um grande benefício para as famílias contempladas.

A grande maioria dos produtores da nossa cidade vive da agricultura familiar, por isso, um projeto como este, estimula a permanência das pessoas no campo”, lembrou.

Nos municípios atendidos pelo escritório regional da Cohapar de Paranavaí, na região Noroeste, desde 2011, já são 5,9 mil famílias atendidas com moradias rurais e urbanas, além de titulação de imóveis.

Os investimentos feitos são de R$ 263 milhões, sempre por meio da parceria do governo do Paraná com o governo Federal e prefeituras.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Tião Medeiros (PTB-PR)Foto: Olga Leiria/Cohapar