Ronaldo Santini toma posse como deputado federal

Agência Trabalhista de Notícias 13/02/2019, 16:08

Imagem Crédito: João Ricardo/Liderança do PTB na Câmara

O deputado federal Ronaldo Santini (RS) tomou posse nesta terça-feira (12), passando a integrar a bancada do PTB na Câmara dos Deputados. Ele é o primeiro suplente da coligação que o elegeu. O titular, Covatti Filho (PP), licenciou-se do mandato, abrindo a vaga para Santini.

O parlamentar petebista recebeu 68 mil votos nas eleições de 2018 e, mesmo sendo o 29º deputado mais votado do Estado, que tem 31 deputados federais, o coeficiente eleitoral não permitiu que chegasse à Câmara como titular.

Advogado por formação e deputado estadual por dois mandatos consecutivos, Ronaldo Santini afirma que suas prioridades no Congresso Nacional serão o fortalecimento das Santas Casas de Misericórdia e dos hospitais filantrópicos; a defesa da segurança pública, com enfoque na valorização dos policiais; e a revisão do pacto federativo, com a destinação de mais recursos para os estados.

Santas Casas

Na Câmara, Santini pretende dar sequência a um dos trabalhos que permitiu que fosse eleito: na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, conduziu, por sete anos, a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas.

“O maior problema que os hospitais filantrópicos têm hoje é a falta de reconhecimento e de uma remuneração adequada por parte do Sistema Único de Saúde (SUS) para os serviços realizados. Para cada R$ 100 que uma Santa Casa gasta com um paciente do SUS, o governo federal só devolve R$ 62. Ou seja, ela já arranca trabalhando com 38% de prejuízo na sua atividade”, explica.

Segundo o deputado, as Santas Casas só conseguem sobreviver por meio dos recursos provenientes das consultas particulares e dos convênios de saúde, que permitem um certo equilíbrio nas contas.

Segurança pública

Ronaldo Santini também presidiu, na Assembleia gaúcha, a Frente Parlamentar de Segurança Pública. “Lá, conseguimos vários avanços no que diz respeito à política do setor, especialmente para os operadores da segurança, dando proteção, reconhecimento e o devido valor a quem jura, com a própria vida, nos defender”, conta.

Sobre o pacto federativo – mecanismo que define a relação fiscal entre governo federal, estados e municípios, ou seja, a distribuição de recursos públicos entre os entes da federação – , o petebista gaúcho afirma que já passou do momento de os estados reivindicarem a sua revisão.

“O representantes dos estados no Congresso Nacional, que são os senadores e os deputados federais, precisam estar aliados aos governos estaduais nesta matéria”, declara.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados